Os estudantes da Escola Estadual Ana Maria de Jesus, em Alvorada, Sul do Estado, estarão em uma casa nova em breve. Isto porque uma nova unidade escolar começará a ser construída nos próximos dias. Instalada no município desde 1986, atualmente, a escola de placa possui oito salas distribuídas da seguinte forma: quatro salas de aula, uma sala de recurso, uma secretaria, uma biblioteca e a sala dos professores. O pátio possui um salão coberto, além dos banheiros e cantina.
Na quarta-feira, 16, a secretária Adriana Aguiar; o diretor Regional de Educação de Gurupi, Davi Abrantes; o diretor de Infraestrutura e Obras da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Daniel Sousa Pimentel visitaram o local, conversaram com professores e alunos e assinaram o contrato de serviço para a reforma e ampliação da unidade Ana Maria de Jesus.
O novo prédio será construído no mesmo local, na Avenida Ana Maria de Jesus, no Setor Lagoa Azul. A obra será realizada pela Seduc, em parceria com o Banco Mundial liberados dentro do Programa Estrada do Conhecimento 2 (PEC). A escola oferta do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no período matutino; e do 6º ao 9º ano na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite. Neste período de reforma e ampliação do prédio, a unidade será transferida para outro local.
Durante a visita, professora Adriana Aguiar frisou a importância de conhecer a realidade de cada unidade de ensino. “É muito bom conhecermos a realidade que cada um vive, e isso só é possível quando saímos do gabinete e visitamos as escolas, dialogamos, pois o nosso trabalho administrativo busca trazer melhorias para aqueles que estão em sala de aula, o aluno e o professor. Eu sei que será um período de ansiedade, de adaptação, um momento desafiador até que fique pronta a casa nova de vocês. Portanto peço cautela, compreensão e que todos possam colaborar no que for preciso”, afirma.
A secretária abordou a importância da estrutura física e pedagógica. “Quando nós visitamos unidades como essa, percebemos a necessidade da iniciativa, de como um profissional determinado faz a diferença numa sociedade. Apesar de todos os desafios, esta unidade, assim como tantas outras que encontramos no Estado, possui bons índices, o que mostra claramente o esforço dos profissionais em ensinar, trabalhar, mesmo com uma estrutura como essa. A nova escola vem agregar, facilitar a vida de todos”, pontuou Adriana Aguiar.
Davi Abrantes destacou a alegria em participar de um momento histórico e frisou que, apesar dos desafios diários, é preciso fazer a diferença. “Nós sabemos o quão difícil é ser educador, mas foi a profissão que escolhemos e temos a responsabilidade de deixar uma história, algo positivo, para que saibamos que não foi em vão este período que ficamos à frente da gestão”, destacou.
Iraci Maria Sales, gestora da escola, frisou a importância da educação e de padrões mínimos de estrutura que contribuam com o desenvolvimento dos alunos. “Quando esta escola foi construída, em 1986, uma das demandas da educação era uma unidade escolar. Com o passar dos anos, a modernidade, o clima e o aumento da temperatura outras necessidades e desafios surgiram. É desconfortável para os alunos, assim como para nós que trabalhamos aqui, principalmente no período de estiagem, em que o calor aumenta. Para nós é um privilégio fazer parte desta conquista, estamos muito felizes”, explicou a gestora.