Foto –

Maju Cotrim

A deputada estadual Amália Santana vai recorrer nesta terça-feira, 5, na nacional da decisão que a retirou da nominata de pré-candidatos a Estadual. A reunião que deliberou isso aconteceu no último sábado, 2.

Os delegados alegam que ela teria declarado apoio a Wanderlei Barbosa e não a Paulo Mourão. A decisão dividiu opiniões.

A CNB, corrente da deputada, divulgou nota contra a decisão dos delegados. “Não é novidade as tentativas de sabotagem a democracia interna do PT por parte do Presidente, demonstrando sua total imperícia e irresponsabilidade com nossa agremiação. Não sabemos quais são seus interesses escusos e pessoais contra a deputada Amália Santana e a CNB”, diz a nota.

Veja íntegra da nota:

CARTA ABERTA AOS FILIADOS AO PARTIDO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS

As eleições de 2022 reacendem as esperanças do povo brasileiro e dos tocantinenses. Essa esperança vem da luta para eleger dirigentes comprometidos com a vida e com a construção de uma Nação Livre, Justa e Soberana.

A CNB – Força política interna do Partido dos Trabalhadores, é protagonista na construção dessa esperança, que renasce da lembrança dos avanços dos direitos sociais, na qualidade de vida, no respeito internacional e nas oportunidades de emprego e estudo produzidos pelos GOVERNOS DO PT. Para tornar real essa esperança, reafirmamos nosso apoio e nossa luta pela eleição de LULA Presidente, Paulo Mourão Governador, bem como as candidaturas ao Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, incluída a Deputada Amália Santana e a Vice-Governador por decisão da Direção Nacional da FEDERAÇÃO FÉ E ESPERANÇA.

Desde já, defendemos a continuidade dos esforços na construção da unidade interna do nosso Partido, bem como, da Federação (PT, PV e PCdoB).

Defendemos ainda, o diálogo como instrumento de fomento da democracia e respeito a todas as forças políticas nas discussões para a tomada de decisões.

Em razão da punição injusta perpetrada contra a Deputada Amália Santana, nas decisões tomadas no “Encontro Estadual de Tática”, realizado no último dia 2 de julho, que suprimiu o nome da companheira da nominata dos pré-candidatos às eleições deste ano de 2022, que exerceu seu direito de expressar sua posição em reunião interna, antes da realização do referido “Encontro”, em tempo de pleno debate de opinião. Não nos resta outro caminho a não ser denunciar à sociedade e recorrer à Direção Nacional do PT no sentido de evitar esta barbárie, reclamando o pleno direito de inclusão da nossa pré-candidatura.

Nós, da CNB, reafirmamos a defesa da pré-candidatura da Deputada Amália Santana, que no momento está ameaçada por uma decisão arbitrária do “Encontro Estadual de Tática”, que, por sinal, não cumpriu os requisitos formais para deliberação, conforme as DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE CANDIDATURAS DO PT EM 2022, aprovada pelo Diretório Nacional, no dia 24 de março de 2022, item 4, e o Estatuto do Partido, no artigo 49. Lá, é claro: o número de delegados ao Encontro será três vezes o tamanho do Diretório. Portanto, 138 delegados e delegadas. O quórum de deliberação é 50%+1 dos delegados credenciados, ou seja, 70 delegados e delegadas. Porém, foram credenciados apenas 62 delegados e delegadas no evento, comprovado em ata assinada pelo presidente estadual José Roberto Forzani.

No entanto, na ânsia em sacrificar uma candidatura do campo popular, com um histórico de três mandatos prestados ao povo Tocantinense, a Direção do PT –TO em flagrante ilegalidade passou por cima do Estatuto Nacional do Partido, bem como das resoluções internas aprovadas, fato que envergonha nosso Partido de luta e respeito pela democracia.
Não compactuamos com esse movimento teatrológico por parte do Presidente, que na angústia de sacrificar uma candidatura do campo popular quer passar por cima do Estatuto e das Resoluções da Direção Nacional do Partido.

Não é novidade as tentativas de sabotagem a democracia interna do PT por parte do Presidente, demonstrando sua total imperícia e irresponsabilidade com nossa agremiação. Não sabemos quais são seus interesses escusos e pessoais contra a deputada Amália Santana e a CNB.

Reafirmamos o nosso compromisso com a democracia interna, princípio fundante do nosso Partido, e continuaremos firmes e combativos, como sempre, na defesa das candidaturas MAJORITÁRIAS E PROPORCIONAIS QUE FOREM LEGITIMAMENTE DECIDIDAS PELO NOSSO PARTIDO E A FEDERAÇÃO BRASIL ESPERANÇA.
Palmas (TO), 04 de julho de 2022.

CNB –Construindo um Novo Brasil – Tocantins

Carta aberta aos filiados ao PT cnb