A instalação do AMAS busca reduzir as filas de espera em hospitais de Palmas (Foto: Cleia Gomes)

A instalação do AMAS busca reduzir as filas de espera em hospitais de Palmas (Foto: Cleia Gomes)

Tomados pela emoção e sentimento de estarem no caminho certo, o prefeito Carlos Amastha e o secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes, entregaram à população de Palmas, no final da tarde desta quarta-feira, 07, o Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), que será referência para os 133 municípios do Tocantins que demandam procedimentos ou consultas médicas na Capital. O Amas, localizado na Avenida LO-09 na Arso 31 (bem no início da antiga pista do aeroporto), oferece 31 especialidades, além de exames e cirurgias de pequena e média complexidade.

 

O Amas foi inaugurado a todo vapor, enquanto a cerimônia acontecia na frente da unidade, no centro cirúrgico, Mizael Sena Missões, 28 anos, passava por uma cirurgia de vasectomia. “Não quero ter mais filhos, já tenho quatro, e estava bastante ansioso porque há um ano espero para fazer esse procedimento”, contou Mizael antes da cirurgia realizada com sucesso.

 

Hospital Dia

AMAS 01 - CLEIA GOMES

O secretário Nésio Fernandes explicou como será o atendimento no local, que na classificação de atendimento dos serviços de saúde é denominado como ‘Hospital Dia’, onde se faz procedimentos que não exigem internação de mais de 12 horas e que não tem pronto socorro. “Aqui vai ter o especialista que vai atender o paciente encaminhado pela rede de atenção primária. Não é uma unidade de porta aberta, passou mal vem para cá, para isso temos as Unidades de Pronto Atendimento. O município tem 100% de cobertura na saúde da família e naqueles casos em que o médico da unidade não conseguir resolver ele encaminha para unidade de referência, nesse caso o Amas”, explicou.

 

Quanto à capacidade de atendimento, o secretário afirmou que o modelo implantado, futuramente poderá oferecer até quatro mil consultas por semana. “Inicialmente teremos em torno de mil consultas por semana. Mas neste mês de junho, com a finalização do edital para contratar especialistas de fora para Palmas, a gente tem a possibilidade de fechar com cerca de quatro mil consultas por semana”, adiantou.

 

O prefeito Carlos Amastha falou da paixão que o profissional de saúde deve ter pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Como filho de médico que sou, eu sei bem que na Medicina grande parte tem que ser necessariamente paixão, principalmente na coisa pública e realmente cumprir o juramento de  Hipócrates. Aqui é um local para cuidar de quem realmente precisa e analisando os investimentos que estamos fazendo na saúde e que a rede privada também vem fazendo, posso lhes assegurar que temos uma cidade pronta e preparada para atender com qualidade tanto no público quanto no privado”, destacou.

 

Homenagem


Familiares do médico que dá nome ao Amas participaram da cerimônia. Para a viúva Esmeralda Medrado, a homenagem foi muito justa, uma vez que o médico era um defensor do SUS e apaixonado pela Medicina, por Palmas e pelo Tocantins. “Era uma pessoa muito simples que tinha ideias visionárias. Quando chegamos aqui em Palmas, ele recebeu uma casa de madeira lá na Arse 14, e havia várias delas que era para o secretariado ocupar. Aí ele disse ‘mas aqui não tem um posto médico, então eu vou ceder a minha casa para montar um posto médico e vou ficar no hotel’. Ele era idealista, quando ele veio para Goiás, ele tinha em mente que o estado iria dividir e ele moraria no Tocantins”, contou Esmeralda, não segurando a emoção.

 

A cerimônia contou também com a presença do defensor público, Arthur de Pádua, a promotora de Saúde do Ministério Público Estadual, Rosely Pery, vereadores, secretários, servidores da saúde e comunidade.

 

Estrutura

AMAS 02 - CLEIA GOMES

A obra ocupa uma área de 1.055,48 metros quadrados de construção, divididos em 17 consultórios médicos, um centro cirúrgico ambulatorial, uma sala de exames, dois consultórios de acolhimento de enfermagem, dentre outros. Foram investidos R$ 1.352.011,84 para a construção e aquisição dos equipamentos para as instalações do espaço de saúde, como mobiliário novo, material de segurança, sinalização, instrumentais cirúrgicos.

 

O Amas terá as seguintes especialidades: Endocrinologia (adulto e infantil), Ortopedia, Ginecologia, Pediatria, Angiologia, Neurologia (adulto e infantil), Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico, Pequena cirurgia, Pneumologia, Urologia, Cardiologia, Mastologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Colposcopia, Oftalmologia, Alergista, Acupuntura, Reumatologia, Nutrologia, Nefropediatria, Pneumopediatria, Gastropediatria, Patologia e Hematologia.