Em reunião com moradores de Palmas na noite desta sexta-feira, dia 24, o candidato a governador do Tocantins pelo PSB, Carlos Amastha, destacou os avanços de sua gestão como prefeito na Capital e ratificou que sua chapa é a única que possui um planejamento para gerir o Estado neste momento de crises econômica e política.
“Estivemos ontem num debate na Fieto [Federação da Indústria do Estado do Tocantins]. Que debate raso. Fomos os únicos a apresentar algo concreto, real. Os demais não demonstraram nenhum compromisso com o Estado”, disse, em referência ao protocolo de intenções que assinou na Fieto que prevê medidas para alavancar emprego e renda no Estado.
O documento foi feito com base no Plano de Governo de Amastha, o PG-40, que possui mais de 400 propostas nas mais diversas áreas produtivas e sociais como agricultura, comércio, serviço, turismo, emprego e ações para recuperar a saúde, segurança e educação do Estado. “Avançamos muito em Palmas, que tem a melhor educação entre as capitais. O Tocantins é o 24° do ranking, por incompetência, falta de gestão”, disse.
Ele destacou ainda algumas realizações na Capital que serão exemplo na gestão do Estado. Entre elas, as 20 novas unidades de saúde entregues por ele em cinco anos e três meses como prefeito, as três escolas padrão de tempo integral, a universalização do saneamento básico e investimentos em iluminação pública e pavimentação na cidade. “É essa transformação que faremos no Estado. Exemplos temos. E temos também planejamento, compromisso com essa população para virar essa história”, garantiu.
As declarações de Amastha foram dadas durante reunião organizada pelo deputado estadual Valdemar Júnior, que lançou oficialmente sua candidatura durante inauguração de seu comitê eleitoral na Quadra 602 Sul, em Palmas.
*Gestor eficiente*
Ao recepcionar Amastha, o candidato à reeleição na Assembleia Legislativa Valdemar Júnior destacou o perfil de gestor do ex-prefeito de Palmas. “O orçamento do Estado é de R$ 11 bilhões. O Amastha vai gerenciar esse orçamento com eficiência para que nunca mais falte remédio no HGP, que o Hospital de Gurupi saia do papel, para que as estradas sejam recuperadas, que o Estado funcione”, disse. “O povo acredita e espera que você possa fazer tudo isso e mais por esse Estado”, complementou.
O deputado relembrou que, em 2012, foi eleito vereador em Palmas no mesmo pleito em que Amastha foi escolhido pela população para administrar a Capital. “Já o admirava e torcia por sua vitória. Ganhamos a eleição para vereador e ele para prefeito. Estávamos em coligações opostas. Porém, assim que ganhou, ele foi o primeiro que me ligou após a vitória. Sonhamos juntos por uma Palmas melhor para apresentar Palmas não só para o Brasil, mas para o mundo”, destacou. Como deputado, eleito com 13,6 mil votos, destinou mais de R$ 12 milhões em emendas por todo o Estado em três anos e meio de mandato.
*Melhor para Palmas*
Em seu pronunciamento, o senador Ataídes Oliveira, candidato à reeleição, reforçou a importância de Amastha como gestor para este momento do Estado que vive crise política e financeira. “Pior que a corrupção é a má gestão. Amastha, pelo contrário, é um gestor excelente, um homem capacitado para governar. Ele vai equilibrar as contas e fazer o Estado crescer, se desenvolver para gerar emprego e renda aos tocantinenses”, disse.