Maria José Cotrim

O evento realizado na tarde de hoje lançou uma possibilidade do prefeito de Palmas, Carlos Amstha (PSB) comandar a Frente Nacional dos prefeitos. O atual presidente além de render elogios deixou claro que no fim deste mês quando acontecerá as eleições o prefeito  ds capital terá  ” posição estratégica” na entidade. No entanto o prefeito esclareceu que o prefeito Jonas Donizeti de Campinas é o escolhido com chapa única.

Além da Frente, criada inicialmente para representar as capitais brasileiras, a Confederação Nacional dos Municípios- CNM luta pelas demandas dos municípios brasileiros.

WhatsApp Image 2017-04-03 at 14.53.41
Amastha durante o evento parecia focado e até sem paciência de comentar assuntos políticos. Já abriu o discurso dizendo que o evento não tinha cunho político e que o que importa realmente é a união dos gestores.

A organização do evento informou à Gazeta que foram confirmadas a participação de 40 prefeitos na solenidade porém como não havia um local reservado para os gestores e o auditório do Theatro Fernanda Montenegro estava lotado, o fluxo não foi muito percebido.

Conforme a organização repassou a Gazeta, estavam dentre os que passaram pelo evento a gestora de Brejinho, Miuyki; de Paraíso, Moises Avelino; de Gurupi, Laurez Moreira além dos prefeitos de Guarai, Lagoa do Tocantins, Pugmil, Crixas, Sao Bento, Nazaré,  Novo acordo, Goianorte, Palmeiropolis e Tabocão. A lista completa com nome de todos os gestores não foi repassada nem lida no evento até o momento que nossa reportagem esteve na cobertura da solenidade.

Adversários políticos de Amastha, já no clima de 2018, contestam a presença de gestores e chegaram a comentar que apenas sete gestores estiveram presentes. A presença de prefeitos tem sido disputada nos últimos meses no Estado já como um indicativo de possível apoio  para as forças políticas que se desenham para o próximo ano. No Palácio Araguaia na última sexta-feira com presença do ministro de Minas e Energia para lançamento do programa Luz para Todos,  o número divulgado também foi de 40 prefeitos.

Representando a Associação Tocantinense de Municípios- ATM,  o prefeito de Cristalândia, popular Batatinha, falou pouco mas nas mandou o recado: ” precisamos de união entre os prefeitos”.