A UFT inaugurou, em Palmas, o Ambulatório Professora Isabel Auler (Apia), em 6 de julho. No local, o atendimento será feito a toda população por professores, junto aos estudantes dos cursos da área de saúde: Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia.
A unidade será campo de estágio para os alunos. A perspectiva é de atender a partir de 150 pacientes por mês, aumentando gradativamente. Os atendimentos ocorrem mediante agendamento.
Localizada na quadra 303 Norte, a estrutura da unidade é um prédio alugado, com um andar, que abriga oito consultórios, um mini-auditório para reuniões e duas recepções. A execução é realizada através de projeto de captação realizado junto à Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
A professora Ana Edith Farias, do curso de Enfermagem, explica que atualmente o atendimento é focado no pós-covid: “Nosso objetivo é ser uma referência em pós-covid. Mas posteriormente queremos atender à demanda livre, com foco em saúde da mulher e saúde da criança”.
Comitê Gestor
Foi formado um Comitê Gestor com os coordenadores dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia, no mês de junho de 2021. O Comitê está promovendo o credenciamento com a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), na pessoa da Jelda Sá. O Comitê se reúne todas as terças-feiras para discutir questões administrativas e científicas.
O atendimento à comunidade será multidisciplinar, o que significa a oferta de várias especialidades, inclusive saúde mental. Atualmente, o Comitê Gestor está mapeando todas as especialidades disponibilizadas pelos profissionais de cada curso.