Conta de energia – Foto: Divulgação

Aneel sinaliza bandeira verde para janeiro, sem taxas adicionais na conta de energia; concessionária orienta para consumo consciente durante férias e destaca oportunidade de negociação de débitos.
O ano de 2025 já começa com economia no bolso dos tocantinenses, isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), definiu a bandeira tarifária verde para o mês de janeiro, o que significa que não haverá taxas extras na conta de energia. Em dezembro, a bandeira já estava verde, após uma melhora das condições para geração de energia com a retomada do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas e reservatórios das hidrelétricas do país.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015, válida para todo o país, com o objetivo de tornar mais transparente e equilibrada a cobrança de energia, levando em consideração as variações nos custos de produção. A bandeira verde corresponde ao cenário de tranquilidade para o consumidor, pois indica condições hidrológicas favoráveis, sem nenhum acréscimo no valor da tarifa de energia, o que pode levar a uma conta de energia mais barata para o consumidor.
“Além da bandeira tarifária verde, sem custos extra, o Tocantins passa pelo período chuvoso, com temperaturas mais agradáveis, o que leva a um consumo menor de energia e, consequentemente, uma conta ainda mais barata”, destaca Narjara Bolentini, coordenadora comercial da Energisa Tocantins.

Negociação de conta de energia com desconto – Foto: Divulgação

Outra forma de aliviar o bolso no mês de janeiro é aproveitar as condições ofertadas pela Energisa na ação Negocia Energisa, campanha de negociação que oferece condições especiais para os tocantinenses que desejam quitar contas de energia atrasadas. “Na oportunidade, o cliente pode optar pelo parcelamento em até 36 vezes, sem entrada e isenção de juros, multa e correções monetárias, além de outras vantagens para pagamento à vista”, destaca Narjara. Podem participar clientes com contas de energia a partir de um dia de atraso. A negociação pode ser feita sem sair de casa, através de um dos canais de atendimento digital da Energisa, como pelo WhatsApp da Gisa ou pelo aplicativo de celular Energisa On, disponível gratuitamente para download para Android e IOS. Ao negociar, o cliente tem o CPF regularizado junto ao órgão de proteção à receita (SPC e Serasa) e, se negociado em tempo, evita cobranças administrativas, como protesto em cartório.
Apesar das condições favoráveis, a concessionária de energia reforça ainda a importância do consumo consciente, principalmente por janeiro ser um mês de férias para muitos, com a criançada fora da escola e pais por mais tempo em casa. “Assim, aparelhos ligados por mais tempo podem influenciar diretamente no consumo de energia do mês. Aparelhos de videogame, ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo, geladeiras trabalhando na potência máxima, e até máquinas de lavar acionadas mais vezes para dar conta da demanda de roupas sujas… tudo isso faz com que o consumo de energia aumente. Por isso, é muito importante ter cuidado nos seus hábitos diários nesse mês”, reforça a coordenadora comercial.
Pensando nisso, a concessionária destacou algumas orientações:
1 – Ativar o desligamento automático: Em alguns equipamentos eletrônicos, como videogames, é possível selecionar que o aparelho desligue automaticamente após um tempo inativo. Selecione o menor tempo possível e escolha que o console desligue completamente ao invés de entrar no modo de repouso.
2 – Iluminação: no verão, os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. Mantenha cortinas e persianas abertas, aproveitando a luz do dia. E quando precisar das luzes, acenda apenas nos cômodos em que houver necessidade e apague as lâmpadas dos ambientes vazios, como corredores, varandas e halls de entrada. Também invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas;
3 – Aparelhos em stand-by: em geral, luzes indicativas acesas significam desperdício de energia. Então, se não estiver usando, desligue os aparelhos direto nos botões ou retire-os das tomadas. Isso serve para, por exemplo, TVs, computadores, receptor, micro-ondas, etc.
4 – Geladeira: Verifique constantemente se a vedação está em boas condições: Caso não esteja, procure um profissional para realizar a troca. Evite colocar comidas quentes diretamente dentro da geladeira. Quanto maior a temperatura do alimento, mais a geladeira precisará trabalhar para refrigerar todo o ambiente interno.
5 – Televisão: Outro aparelho bastante utilizado durante as férias, necessita de alguns cuidados no seu consumo. Ative o modo de economia de energia nas configurações da TV. Isso ajusta automaticamente o brilho e outros parâmetros para baixar o consumo de energia. Programe um timer automático, caso o modelo do seu equipamento permita. Se não estiver usando, retire da tomada.
6 – Ar-condicionado: Ligue apenas quando for usar e deixe ligado apenas durante a sua permanência no cômodo. Busque usar na temperatura entre 23 °C. E se for sair ou passar muito tempo fora do ambiente, desligue o equipamento.