Maju Cotrim

Inscrições para o concurso poderão ser feitas a partir das 16h no site da Fundação Getúlio Vargas - Foto - Divulgação

Foto – Divulgação

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) retorna do recesso parlamentar nesta terça-feira, 6, e dá início aos trabalhos do Ano Legislativo de 2024 com sessão inaugural prevista para acontecer a partir das 9 horas.

A solenidade será presidida pelo deputado Amélio Cayres (Republicanos) e contará com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Tocantins.

Na ocasião, haverá a leitura da mensagem do Executivo prestando contas das principais ações realizadas no ano anterior e apresentando as perspectivas do Governo do Estado para 2024. A expectativa é que o próprio governador Wanderlei Barbosa vá pessoalmente.

O ano promete muita movimentação na Casa já que haverá eleições e há pelo menos sete nomes cotados para disputa de prefeituras: em Palmas Janad Valcari, Júnior Geo, Vanda Monteiro e Cleiton Cardoso. Em outras cidades os pré candidatos são: Eduardo Fortes em Gurupi, Jorge Frederico em Araguaína e Fabion Gomes que é cotado para disputar em Tocantinópolis.

Além disso os deputados terão que se desdobrar entre as atividades parlamentares e a assistência aos aliados que vão disputar nas bases. Outro ponto: a parceria ainda mais política entre a Casa e o Palácio já que o alinhamento de ampla maioria dos deputados com o Palácio é ainda mais forte, mérito do governador Wanderlei Barbosa que já foi deputado e transita bem entre os parlamentares.

Livro

Antes da abertura dos trabalhos do Ano Legislativo ocorrerá um café da manhã com lançamento do livro “Assembleia 35 anos”, que será entregue aos parlamentares e autoridades convidadas. O livro é uma edição revisada, atualizada e ampliada da publicação feita há dez anos.