A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou nesta segunda-feira (18) que o início do ano letivo de 2021 na rede estadual está previsto para começar apenas no mês de abril. O período de matrículas deverá começar na segunda quinzena de fevereiro.

As datas ainda não foram definidas pelo governo porque o calendário de 2020 ainda não finalizou. As aulas estão sendo ofertadas na modalidade não presencial e a carga horária do ano passado deve ser integralizada até 24 de março.

Ainda segundo a secretaria, o formato das aulas será determinado conforme a situação pandêmica no estado, segundo as orientações das autoridades sanitárias e do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19.

“Todas as medidas planejadas e executadas visam garantir aos estudantes, professores e corpo técnico das 493 unidades de ensino da rede estadual toda a segurança necessária”, informou.

As aulas presenciais estão suspensas no estado até 31 de janeiro. A proibição se aplica aos estabelecimentos públicos estaduais e privados. As únicas turmas autorizadas a ter aulas presenciais são as da 3ª série do ensino médio e as universidades. A decisão sobre a rede municipal será tomada pelo prefeito ou prefeita de cada município.

Ainda não há previsão quando os professores serão imunizados contra a Covid, o que depende de mais doses da vacina encaminhados para o Estado.

O secretário de Saúde, Edgar Tollini afirmou que espera o mais breve possível a chegada de mais vacinas para que a área da Educação também seja imunizada.