Nos últimos meses, a sociedade passou a viver um mundo completamente novo, de inseguranças, dúvidas e, principalmente, angústia. Uma pesquisa da ONG Save the Children, com pais, mães e crianças de 1500 famílias, revelou que 71% dos adultos estão estressados, primeiramente, por questões financeiras; e 49% das crianças estão preocupadas com o coronavírus.

Para a psicóloga, Carla Cândido, algumas dicas, podem contribuir para diminuir fatores que desencadeiam sintomas da ansiedade, como, por exemplo, maneirar o consumo de notícias sobre a doença e entender que é um momento atípico para todo mundo.

É necessário assumir a condição de aprendiz, estamos aprendendo um novo jeito de viver e não sabemos quando tempo seguiremos nessa forma. É algo novo, é normal errar. Faz parte do processo o recomeço, a tentativa e o aprendizado”, explicou.

Leia: Psicóloga revela 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções

Carla ressaltou, ainda,  a importância de buscar estratégias de autocuidado, sendo necessário fazer coisas que tragam relaxamento. “Por mais difícil que seja, não devemos abrir mão desses momentos, como manter contato virtual com pessoas que você ama e te deixam mais leve. Aplicativos de videoconferência são uma ótima maneira de se sentir mais próximo de quem te faz bem”, frisou.

A psicóloga destacou ainda a necessidade de proporcionar momento lúdicos com crianças deixando a mente mais ativa. “Isso é importante para oxigenar o cérebro com atividades de raciocínio lógico e com integração de pai e filho”, ressaltou.

Apoio psicoterapêutico

O apoio psicoterapêutico também é fundamental e diversas iniciativas gratuitas estão surgindo para atender pessoas por telefone e por videoconferência.

A Secretaria de Saúde do Município de Palmas está disponibilizando atendimento psicológico e psiquiátrico para a população. Para solicitar o serviço, basta acessar o endereço eletrônico:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBD6KlM5Jb9x0diP5hz9DL6sRfBangVEAKCR94WRsx2bSyXw/viewform e realizar o cadastro.

Religiões também têm se unido e dado suporte a quem necessita. A Comunidade Católica Shalom tem disponibilizado o aconselhamento on-line, que pode ser solicitado pelo número (63) 98429-1909. A Igreja Batista também oferece esse tipo de serviço, através do telefone (63) 98488-2006.

Leia também: Especialista orienta sobre como lidar com a demissão

Exercícios físicos também estão sendo disponibilizados virtualmente. A academia Smart Fit criou uma plataforma de treinos gratuitos para clientes e não clientes. O conteúdo pode ser acessado pelo endereço: https://treineemcasa.smartfit.com.br/#/ .

fonte: Precisa Assessoria de Comunicação