O Tocantins teve um aceno claro nesta quarta-feira, 9, vindo de Brasília e articulado pelo senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes. Ao lado do ministro Tarcísio Freitas ele reafirmou a luta e compromisso com a obra da BR-235.

Gomes lembrou que a 235 é um sonho dos Tocantinenses que lutam há anos pela obra e pediu celeridade nos trâmites se comprometendo a conseguir os recursos junto com a bancada. “Não vou descansar até ter o dinheiro todo para essa obra”, disse o senador para a Gazeta.

“Estamos Fazendo um compromisso com a evolução desta obra com a estratégia que temos hoje o presidente Jair Bolsonaro de privilegiar e dar apoio aos produtores, segurança aos caminhoneiros”, disse.

O ministro Tarcísio confirmou: “O senador nos trouxe a questão da 235 e se pararmos para pensar ela faz muito sentido. Já estamos fazendo a ponte no Santa Filomena na divisa do Piauí com o Estado do Maranhão e se a gente fizer a pavimentação no Estado do Maranhão e do Tocantins vamos ter pavimentando 170 km a ligação de áreas muito produtivas no Maranhão, no Piauí no Tocantins ou seja no MATOPIBA á ferrovia Norte Sul então faz muito sentido”, afirmou.

Até o final do ano será concluído o estudo técnico de viabilidade econômica e ambiental e em seguida o projeto de engenharia. “Para que possamos tocar este projeto ao longo do ano que vem”, sinalizou.

Assista o vídeo aqui:

A obra

Oa agricultores da área esperam por essa melhoria na estrada há mais de 25 anos. Segundo produtores, de Pedro Afonso, até a Serra no Maranhão falta 160 km de asfalto, e o trecho conta com 60 km implantados, no ponto de serem asfaltados.

Os estudos para fazer o traçado da BR-235 no trecho Alto Parnaíba/MA – Pedro Afonso/TO estão na fase de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).