Com a presença do governador Wanderlei Barbosa, senador Eduardo Gomes, senadora Professora Dorinha, deputados federais, Carlos Gaguim e Ricardo Ayres, deputados estaduais, o presidente da AMETO – Agência de Mineração do Tocantins, Milton Neres, o vice-presidente do IBRAM, general Fernando Azevedo, dezenas de prefeitos e representantes do setor privado, aconteceu nesta sexta-feira, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, o I Fórum de Mineração do Tocantins.

 

O tema central do encontro é a apresentação do Tocantins como a nova fronteira mineral do país. Pesquisas recentes destacam a enorme riqueza depositado em seu subsolo, com a ocorrência de ouro, esmeralda, terras raras, fosfato, calcário, zinco, cobre, ferro, titânio, quartzo, manganês, diamante e outros minerais, que abre uma ampla janela de crescimento econômico e geração de empregos, com a atuação do governo e investimentos do setor privado.

O senador Eduardo Gomes reafirmou o seu apoio ao setor de mineração e tem atuado em Brasília para promover a aproximação do setor público e privado, para garantir as condições necessárias para a exploração desta extraordinária riqueza incrustada em seu solo. “O mesmo estado que dá ao país essa condição de geração de incomensuráveis riquezas pela mineração é o que gerará mais de 2 bilhões de reais em crédito carbono. Se temos a oportunidade de unir esses dois pontos, por que não aproveitar para nos unirmos todos em favor do bem estar do povo do Tocantins”, finalizou.

O governador Wanderlei Barbosa, ao encerrar a solenidade de abertura do evento afirmou que “a mineração acontece no estado há muito tempo, mas temos a compreensão de que podemos avançar muito mais. Esse fortalecimento do nosso setor, aproveitando a nossa logística propicia que atraíamos os empresários, dando a eles as condições de estabilidade jurídica e politica para invistam no Tocantins, trazendo o desenvolvimento aliado à proteção ambiental. Esse fórum é importante para que discutemos todos os aspectos necessários para aproveitar essa extraordinária oportunidade de crescimento econômico, social e humano”, encerrou.