Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
Em vídeo de sua propaganda eleitoral, Vicentinho Alves destaca que revolucionará a Saúde a Saúde no Tocantins. No início, são apresentadas diversas matérias veiculadas na imprensa mostrando alguns problemas em hospitais do Estado.
Vicentinho começa falando que que o seu secretário de Saúde será tocantinense, e que sua nomeação será em diálogo com os médicos e servidores na Saúde. ” A mudança na Saúde começa por aí”. diz.
Em Pindorama, Vicentinho acompanha o atendimento de dois médicos. “Isso é o ideal para organizarmos o Tocantins, começando pela base da pirâmide. Lá no sertão, até chegar no hospital de excelência”, começa.
Vicentinho pergunta ao médico como é o tipo de atendimento no local.
O profissional Thiago Tapajós, afirma que ali é o primeiro contato do paciente com a Saúde. “A gente precisa de uma reorganização, precisa ter mais um controle, o agente de saúde precisa ser valorizado, enfermeiro, psicólogo, tem a questão do dentista também. As questões das doenças crônicas não transmissíveis, que são as doenças cardiovasculares. Imagina, você hipertenso, morando na fazenda sem medicação? Qualquer hora essa panela de pressão pode estourar, né? O senhor Alfredo é prova disso. Né, senhor Alfredo?”, diz o médico.
O senhor confirma.
A outra médica, Mariana Alice diz: “É mais fácil prevenir as complicações do diabetes do que evoluir para um caso de amputação de membro que precisa de um hospital de alta complexidade, de toda uma equipe multidisciplinar. Então, a gente tem que entender que é mais eficiente prevenir e promover Saúde”, afirma.
Vicentinho afirma que irá fazer um convênio na Saúde. “Para fazer com que comece d aponta, daqui do sertão, da zona rural, passando pelo HPP de Pindorama, por exemplo, que é um hospital de pequeno porte. Chegando quando necessário, ao hospital de médio porte, em Porto Nacional, e se houver necessidade, ao HGP, que é de alta complexidade”, destaca.
“Saúde não se faz com mentiras, com hospitais maquiados com faz de conta. Saúde se faz com verdade, com transparência, com gestão e com sentimento. Chega de brincar com a Saúde do povo tocantinense. Vamos fazer uma gestão junto com o Ministério Público, com a Defensoria, com o Tribunal de Contas do Estado, controlando cada centavo. Não tem outro jeito. Calamidade a gente trata é assim”, afirmou Vicentinho.
O narrador afirma que Vicentinho irá valorizar os médicos do interior, ajudar os prefeitos a contratar mais médicos, equipar os hospitais de pequeno porte, pagar a dívida do Estado da Saúde com as prefeituras, valorizar os agentes de Saúde.
“Deixa eu pagar a consulta agora pro doutor e para doutora, sabe quanto que vou pagar? Como um beijo. Esse é meu filho. Thiago Tapajós, médico dedicado as pessoas mais simples do nosso Estado. Você agrada muito seu pai com essa dedicação”, diz ao filho.
“Mariana Alice é minha filha caçula, também médica”. destaca.
“Mariana, Thiago. Eu troco também muitas ideias, no sentido da Saúde Pública. E chego a conclusão, que o caminho para resolver a problema da Saúde no Estado é esse. Da ponta para o topo da pirâmide”, diz.
Vicentinho encerra se despedindo dos filhos e do senhor Alfredo.