Além de ofício ao ministério da saúde, a prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro mandou ofícios para todos os membros de bancada federal pedindo ajuda para mais vacinas.
“Formalizamos um novo pedido de mais vacinas para Palmas. Se tivéssemos recebido o quantitativo de doses equivalente a 50% da nossa população, como outras Capitais, mais de 100 mil palmenses já teriam recebido a primeira dose, 1/3 da nossa população. Palmas poderia estar mais bem posicionada nesta ‘corrida’ se tivéssemos vacinas. Temos capacidade pra aplicar 200 doses/dia em 15 pontos de vacinação, 4 mil doses/dia no ginásio da ulbra e ainda tem drive thru que é sucesso. Precisamos da vacina pra fazer isso acontecer”, afirmou a gestora.
Sobre a ajuda á bancada ela afirmou: “Os ofícios foram enviados para o Ministério da Saúde, para a bancada federal no Congresso, para todos os senadores tocantinenses e para o Governo Estadual. Apresentamos dados que comprovam a disparidade na quantidade de doses recebidas em relação à população palmense. Temos o 8º lugar na relação entre doses recebidas e aplicadas, o que comprova nossa capacidade excelente de execução do plano de imunização. Pedimos no ofício 50 mil doses para equiparar a capital tocantinense à média do quantitativo distribuído às demais capitais brasileiras”, disse.
Dados da capital
Até a data de hoje Palmas recebeu 105800 mil doses, aplicou 71909 mil na 1ª dose e 19369 mil na segunda.
Usou ao todo 91278 mil doses e aplicou 86.27% das vacinas que recebeu.
Ao todo, 23.48% da população palmense recebeu ao menos uma dose da vacina.
A capital tem 14.522 mil doses sem aplicar até o momento.
Alarmante é o índice de 2ª dose: apenas 21% das pessoas vacinadas na capital tomaram a segunda dose até hoje.