Foto – Divulgação
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
A concessionária de energia do Tocantins, Energisa, informou que o fornecimento da eletricidade já começou a ser reestabelecido de forma gradativa após um apagão nacional que afetou não apenas o TO, mas vários outros Estados e o DF nesta terça-feira, 15.
Segundo uma nota encaminhada pela Energisa, a concessionária diz que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional que afetou o suprimento em várias localidades do País e que como proteção, o Operador Nacional do Sistema (ONS) interrompeu o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. (Veja nota mais abaixo).
Entenda o caso
Um apagão geral deixou vários setores de Palmas e várias cidades tocantinenses sem eletricidade nesta terça-feira, 15. Houve também da falta de energia em vários Estados.
A queda no abastecimento foi sentido por moradores da capital e em grupos do WhatsApp o assunto já tem chamado a atenção da população.
Conforme as informações os estados do Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Tocantins e o DF foram afetados. Até o momento não se sabe o que pode ter ocasionado o apagão.
Veja nota na íntegra
A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.
Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema. A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.
A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa.
Leia também
Falha em suprimento seria motivo do apagão; moradores relatam transtornos | Gazeta do Cerrado