Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Huawei está desenvolvendo o aplicativo ‘Gerenciamento Pecuário Inteligente 5G’ para a pecuária de precisão e facilita a reprodução de bovinos, fomentando a produção de leite. Sob comando do diretor do Eixo de Energias do IAC, Humberto Xavier, o projeto foi apresentado no Digital Day, que aconteceu nessa última semana, em Brasília.

A ideia já é realizada operacionalmente no Estado. O foco é o monitoramento de matrizes, vacas de leite que ficam confinadas em piquetes, porém, estes espaços não possuem touro reprodutor e estas vacas precisam ser inseminadas quando elas entram no período de cio. É aí que o aplicativo entra em ação.

Humberto Xavier explica que este novo sistema utiliza o 5G. Os animais são monitorados por câmeras o tempo inteiro. “O objetivo é utilizar o 5G para enviar as imagens da câmera de alta resolução para a nuvem (sistema de armazenamento online), de lá um algoritmo de inteligência artificial consegue identificar vacas individualizadas e determinar se ela está no período fértil”, explicou o diretor.

Xavier ainda destaca que o sistema após esta identificação, envia um alerta para o aplicativo do criador e ele terá conhecimento de qual vaca está no cio. Assim, ele separa o animal para ser inseminado. “Hoje em dia isso acontece por meio de observação, então, ocorrem muitas falhas e se não for percebido que a vaca está no período fértil perde-se a janela de cio, e se não há cio, não reprodução, e sem reprodução não existe leite”, afirmou Humberto à Gazeta.

O aplicativo tem previsão para ser finalizado em dezembro deste ano.

Humberto Xavier ao lado do senador Eduardo Gomes – Foto: Arquivo Pessoal

Digital Day

O evento foi promovido pelo Ministério das Comunicações e mostra as aplicações do 5G no dia a dia dos usuários.

A exposição ocorreu no Congresso Nacional e traz exemplos práticos de aplicações que se beneficiam da baixa latência (o tempo de resposta entre o envio e o recebimento de dados) e da capacidade de transmissão de grandes volumes de informação que o 5G oferece. Telemedicina, realidade aumentada, realidade virtual, automação mecânica, inteligência artificial e aprendizado de máquina estão entre as inovações.