A mudança do Hospital Infantil para a ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) já está sendo finalizada. A transferência foi envolta de muitas polêmicas e fakenews. Os atendimentos já começam a ser realizados exclusivamente no novo local a partir desta sexta-feira, 23.
No início deste mês, o governo informou que a nova ala tinha recebido os primeiros pacientes. Móveis, equipamentos e utensílios também foram levados para o HGP. Nesta quarta-feira (21), a nova ala contava com cinco crianças internadas na enfermaria e 12 no pronto-socorro.
O acesso ao serviço de saúde funcionará da seguinte forma: primeiramente os pacientes podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou diretamente no Pronto Socorro da ala pediátrica no HGP.
A ala é separada do HGP, tendo acesso próprio, sem contato direto com a unidade hospitalar, não correndo risco de contaminação por Covid-19. Esclarecemos que todas as unidades hospitalares administradas pela SES, seguem rigorosamente os protocolos de prevenção à Covid-19.
Segundo o Governo, a nova estrutura foi planejada para o atendimento ao público infantil, com todos os ambientes adequados para o recebimento das crianças, ofertando assim, um atendimento humanizado. A ala contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto socorro e dobrará a capacidade de leitos clínicos.
O Pronto Socorro será composto por sala de procedimento salvadores, sala de curativos, sala de higienização, três consultórios, sala de aplicação de medicamentos, sala de utilidades, sala de radiografia com laudo, expurgo, sala de gesso e fraturas, repouso, banheiros, copa e farmácia satélite.