Maria José Cotrim
O paciente Edinésio Filho de Oliveira, de 55 anos, passou por cirurgia nesta quarta-feira, 18, no Hospital Geral de Palmas após aguardar na fila desde 2015. A história de Edinesio, que mora atualmente em Luzimangues, foi contada pela Gazeta do Cerrado este ano.
Ele vai se recuperar em casa e fará fisioterapia em seguida para retomar os movimentos e enfim poder voltar a trabalhar.
Ele se recupera no HGP e deve ter alta já nesta sexta, 21. “ É uma luta que graças a Deus chegou ao fim, agradeço a Defensoria Publica que ajudou e também a boa vontade do hospital de cumprir a decisão”, disse.
Após varias tentativas junto ao sistema de saúde Estadual na gestão anterior e até ficar internado mais de 40 dias aguardando, Edinesio recorreu na Defensoria Publica e conseguiu uma decisão favorável para que fizesse o procedimento.
Sem a cirurgia ele não podia trabalhar e se locomovia com dificuldade. Nos anos de espera o Hospital alegava falta da prótese e até mesmo a longa fila de espera que já chegou há mais de cinco mil pessoas. Ele passou por um verdadeiro jogo de empurra entre internação e justificativas para adiamento da cirurgia.
Fila de espera
A atual gestão Estadual desde que assumiu tem dito que reduzir a fila é uma das prioridades e instituiu o Programa Opera Tocantins para atender quem precisa dos procedimentos.
Mas infelizmente quem espera há muito tempo ainda tem que fazer como Edinesio e recorrer à Defensoria Publica