A venda das ações do Governo o Tocantins da empresa Lajeado Energia S.A está chamando atenção pela falta de entendimento dos deputados em relação ao que estava sendo privatizado. É que eles entenderam se tratar das ações da concessionária de energia no Estado, a Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S. A., que até o ano passado as ações do Estado eram de 23%.

Mas, o Projeto de Lei aprovado refere-se à Lajeado Energia S.A que é acionista da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, também conhecida como UHE Lajeado e da Enerpeixe no Tocantins. Com a venda, o Estado deixará de ser sócio e participar nos lucros da geração de energia que é feita aqui. Sendo a Lajeado Energia S. A. uma empresa do grupo Português EDP.

Em nota, o grupo Energisa explicou que a Lajeado Energisa S.A não tem ação na distribuidora. (veja íntegra da nota no final da reportagem)

Entenda

A antiga Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins é hoje Enegisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A, sendo a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado do Tocantins e pertence ao Grupo Energisa.

Já a Lajeado S/A é a Investco.

 

Nota da Energisa

A Energisa Tocantins informa que a empresa Lajeado Energia S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado que não pertence nem tem qualquer participação societária no Grupo Energisa, diferente do que tem sido veiculado na imprensa.