Equipe Gazeta do Cerrado
Após os deputados discutirem na Assembleia Legislativa sobre uma licitação do governo para locação de aeronaves e helicóptero a Gazeta buscou os detalhes junto ao governo.
A gestão explicou que o valor previsto e apenas um teto para o governo. O questionamento foi feito pelo deputado Júnior Geo que foi rebatido pelos aliados da base da gestão estadual.
A licitação terá valor de R$ 32,9 milhões para locação de helicóptero e aeronaves.
“Qual a necessidade desse gasto vultoso para locar um helicóptero e duas aeronaves? O governador vai utilizar três aeronaves ao mesmo tempo ou é também para transportar comitivas?”, questionou Geo.
O governo explicou que o mix de aeronaves se dá em razão das diferentes condições de pistas dos municípios tocantinenses e do dinamismo da agenda e compromissos oficiais do Governador e Secretários de Estado, também fora do Tocantins e muitos deles em um mesmo dia. “Isso justifica a necessidade de um meio de transporte ágil e seguro, capaz de suprir esta demanda. Com uma nova contratação, que disponibilize aeronaves com características apropriadas, será possibilitar a honradez dos compromissos pelo Governador e sua equipe”, complementa a gestão.
Veja a íntegra da explicação do governo:
O Governo do Tocantins esclarece que os atuais contratos firmados, de aluguel de aviões, não estão atendendo a demanda existente, por isso, a Secretaria Executiva da Governadoria abriu uma nova licitação para alugar três aeronaves, sendo um jato executivo, um bimotor turbo-hélice e um helicóptero. O mix de aeronaves se dá em razão das diferentes condições de pistas dos municípios tocantinenses e do dinamismo da agenda e compromissos oficiais do Governador e Secretários de Estado, também fora do Tocantins e muitos deles em um mesmo dia. Isso justifica a necessidade de um meio de transporte ágil e seguro, capaz de suprir esta demanda. Com uma nova contratação, que disponibilize aeronaves com características apropriadas, será possibilitar a honradez dos compromissos pelo Governador e sua equipe.
O incremento do helicóptero se dá em razão deste tipo de aeronave poder pousar onde não é possível para outros modelos, permitindo que Governador do Estado ou a sua equipe possam chegar em áreas de difícil acesso, até mesmo por questões de segurança.
Cabe ressaltar que o valor total previsto é uma referência e estipula tão somente um teto para o gasto, não significando que o mesmo será totalmente utilizado. Somente haverá pagamento das horas efetivamente voadas. A licitação será no dia 18 de junho, às 9 horas. O critério de julgamento será o menor preço por hora voada.
Secretaria de Estado da Comunicação
Governo do Tocantins