O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Sem partido), informou que deve manter o andamento dos projetos de concessão dos Parques Estaduais do Cantão e do Lajeado, assim como do Monumento Nacional das Árvores Fossilizadas.

O anúncio foi durante uma entrevista coletiva no Palácio Araguaína na tarde desta terça-feira (30).

“Nós iremos fazer as plenárias lá, discutir com eles. Ver a vontade e a consciência de todos. Que a maioria entenda que é importante, porque eu acho que é. Se eles entenderem assim, nós faremos com toda a tranquilidade”, disse Wanderlei, destacando que se a comunidade discordar estes projetos também podem ser paralisados.

A entrevista foi convocada após a decisão surpresa do próprio Wanderlei de cancelar o processo de concessão do Parque Estadual do Jalapão. Ele determinou a medida no meio de uma audiência pública sobre o tema, que estava sendo realizada em Mateiros durante a manhã.

Sobre o ressarcimento de mais de R$ 1,8 milhão que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disse que deve ser pago pelo Tocantins, o governador afirmou acreditar que não terá que liquidar por causa dos outros projetos continuarem em andamento. Ele disse ainda que pretende negociar com o banco levanto em consideração a insegurança social que o projeto gerou.

Na entrevista, Wanderlei se declarou favorável à ideia da concessão, mas avaliou que não conseguiu convencer a população do Jalapão que este era o melhor caminho. “Nós respeitamos a opinião pública, governantes precisam respeitar a opinião pública. O que eu vi lá hoje foi um manifesto claro de medo, de insegurança”.

Ele disse ainda que o processo de regularização fundiária do Jalapão será feito, contanto que haja condições jurídicas para isso. Informou ainda que pretende melhorar a acessibilidade da região como forma de fomentar o turismo para desenvolver o parque.