Assembleia Legislativa do Tocantins – Foto – Koró Rocha

Maju Cotrim

Os deputados estaduais do Tocantins já se preparam para retomar as atividades legislativas a partir do início de fevereiro. A Casa de Leis tem atualmente maioria de seus deputados aliados do governo.

Em ano véspera de eleição estadual os parlamentares devem intensificar ainda mais suas atuações tanto em plenário como nos municípios.

A Assembleia ainda não informou como funcionarão as sessões em razão da pandemia, no entanto, a previsão é que elas aconteçam normalmente em plenário seguindo o uso de máscaras e restrições.

Os deputados, mesmo os que sobem o tom de vez em quando em alguma pauta da Casa, em sua maioria se relacionam bem com o Palácio. Neste mês de janeiro o governador Mauro Carlesse fez questão de receber caravanas de deputados com seus aliados prefeitos, uma abertura do Palácio e aceno não só para os gestores mas principalmente para os parlamentares.

Covid

Conforme levantamento da Gazeta pelo menos 10 deputados estaduais tiveram Covid desde o início da pandemia. Alguns optaram por não divulgar isso porém maioria informou quando testou positivo. O caso mais delicado foi do deputado Issam Saado que chegou a ficar semanas internado por complicações da doença.