Daleti Jeovana

Gazeta do Cerrado

Nesta terça-feira, 26 o Secretário de Saúde, Marcos Musafir anunciou a posse de novos diretores nas unidades hospitalares do Estado.

Foram empossados Daniel Hiramatsu no Hospital Geral de Palmas, Débora Petry no Hospital e Maternidade Dona Regina e no Hospital Infantil de Palmas continuou na gestão Leiliane Alves.

ef180f47-945b-4b05-a808-9294a89bad6f

De acordo com o Secretário, foram feitas mudanças devido às diversas críticas recebidas a respeitos das gestões que estavam em atuação. Junto com os novos diretores serão implantados um novo modelo de gestão. “Momento importante da saúde porque nós estávamos sendo criticados por vários motivos e precisávamos fazer uma oxigenação, de melhorar a forma de ver e introduzindo um novo modelo de gestão, que é o modelo de governança. A governança trabalha mais a questão do controle, do monitoramento, acompanhamento, fiscalização e de uma visão integrada de todos os setores do hospital, ajudando a tomar decisões”, relatou.

Conforme o Governador Marcelo Miranda, sua exigência para a escolha dos novos diretores, é que fossem escolhas técnicas, sem haver influências, pois o objetivo das mudanças é ter profissionais capazes de tornar a saúde do Estado mais humanizada.

Questionado a respeito dos maiores problemas enfrentados na saúde do Tocantins, como a falta de medicamentos, Marcos Musafir afirma que este déficit é causado pela falta de compromisso das empresas fornecedoras de medicamentos e devido a burocracia existente nas licitações, para obtê-los. “O

desabastecimento tem muito haver com o fornecimento, pela falta de

compromisso das empresas fornecedoras, com toda a burocracia que nós

temos para adquirir estes medicamentos absolutamente dentro da lei. Nós

temos problemas com as licitações, impugnações, não entregas e falhas”,

disse.

O Secretário garante que as devidas providências já foram tomadas e que as

empresas responsáveis pela distribuição dos medicamentos estão sendo

notificadas. “Nós estamos notificando as empresas com severidade para que

cumpram o contrato acordado com a Secretaria”, finalizou.