Deputada Vanda Monteiro e Eduardo Siqueira Campos – Foto – Divulgação

Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Membros da executiva estadual do União Brasil no Tocantins tornaram público na manhã desta segunda-feira, 10, uma carta aberta, intitulada como Manifesto por Palmas, onde trazem uma série de reivindicações e insatisfações sobre possíveis decisões internas acerca de um possível nome para a disputa da prefeitura da capital sem o consentimento do grupo.

O manifesto vem após declarações do deputado Carlos Gaguim em entrevista exclusiva à Gazeta do Cerrado.

Em um dos trechos do manifesto os integrantes afirmam que “É inimaginável que um dos integrantes da nossa agremiação esteja lançando um nome alheio aos quadros partidários, como se neles não houvesse nomes de valor”.

Na carta, os membros que a assinam ainda afirmam que a executiva municipal vai identificar todos os pioneiros, todas as importantes lideranças que estão no União Brasil, para “repelir, com veemência, a entrega do jogo, antes mesmo que ele comece”.

O manifesto é finalizado com a solicitação de uma reunião extraordinária. “Vamos nos dirigir à nossa Presidente, a honrada Senadora Professora Dorinha, para que a mesma acione a assessoria jurídica do partido, visando a emissão de parecer sobre a legalidade dos atos que resultaram na composição da Comissão Executiva Provisória de Palmas”, finaliza o manifesto.

O partido tem como nomes sondados para disputar a prefeitura: a deputada Vanda Monteiro e Eduardo Siqueira Campos, 1º gestor da capital.

Veja a íntegra da nota

Manifesto União por Palmas, pelo Tocantins e pelo Brasil

Por sermos unidos, vencemos a luta para nos libertarmos do jugo daqueles que nos consideravam o quintal de Goiás. Unidos, construímos uma capital. Ainda unidos, vencemos todas as adversidades e constituímos uma sociedade democrática, uma cidade moderna. Mais uma vez unidos, formamos um partido, cujo nome é União Brasil.

Dentro desse espírito de união, soubemos alinhar esforços e propósitos, tendo à frente uma comandante, a Senadora Dorinha, que desde deputada teve um único partido e a ele se manteve fiel.

Fidelidade define a nossa Presidente. E é com esse sentimento de fidelidade que estamos lançando este manifesto pela união do partido em Palmas, para nos fortalecermos e estarmos preparados para a próxima eleição, que, provavelmente, terá dois turnos.

É inimaginável que um dos integrantes da nossa agremiação esteja lançando um nome alheio aos quadros partidários, como se neles não houvesse nomes de valor. Vamos identificar todos os pioneiros, todas as importantes lideranças que estão no União Brasil, para repelir, com veemência, a entrega do jogo, antes mesmo que ele comece. Não vamos ser derrotados antes de entrar em campo. Time que não joga, não faz torcida.

O União Brasil acaba de bater o recorde nas eleições para o Senado. E ele não pode ser esmagado pela vontade de uma só pessoa, que não expressa a vontade da maioria. Vamos nos unir, porque união é um propósito que está no nome do nosso partido. Vamos lutar pelos nossos ideais e por Palmas, porque foi assim que conquistamos esta vaga do Senado. Vamos nos reunir para tratar nossas questões.

Com muita serenidade e, sobretudo, com devido o respeito, vamos nos dirigir à nossa Presidente, a honrada Senadora Professora Dorinha, para que a mesma acione a assessoria jurídica do partido, visando a emissão de parecer sobre a legalidade dos atos que resultaram na composição da Comissão Executiva Provisória de Palmas. Isto posto, a ela caberá, com a nossa confiança, o agendamento de uma reunião em que o assunto seja tratado adequadamente.

É assim, com transparência, que vamos lutar; em primeiro lugar, dentro da nossa própria casa, para, depois, ganharmos as ruas de Palmas, de acordo com a lei, portando a bandeira da candidatura própria do União Brasil rumo ao Paço Municipal.

Palmas, 10.04.2023

Deputada Vanda Monteiro
Eduardo Siqueira Campos

Manifesto União por Palmas