O Tocantins teve alguns pontos da BR-153 bloqueados por caminhoneiros durante toda essa quinta-feira, 09. Trechos em Araguaína, Miranorte, Paraíso do Tocantins e Gurupi. Mas, por volta das 23 horas o último ponto foi liberado, em Miranorte, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em Araguaína, houve acordo no começo da noite para liberar a passagem para todos. Apenas os caminhoneiros que apoiam o movimento seguem mobilizados no local O mesmo ocorreu em Gurupi logo em seguida.
Todos os bloqueios foram parciais. Os manifestantes impediram apenas a passagem de caminhões que não tenham cargas perecíveis ou vivas. Os demais veículos também podiam passar.
Início dos protestos
As manifestações começaram na esteira dos atos de 7 de Setembro, convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O número de estados com registro de manifestações tem crescido ao longo do dia. O primeiro comunicado divulgado pela Pasta citava ocorrências em apenas quatro Estados.
O ministério informa ainda que, ao todo, já foram “debeladas” 117 ocorrências com concentração de populares e tentativas de bloqueio total ou parcial de rodovias nas últimas horas.