Flagrante foi registrado em Araguaína

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Moradores de Araguaína, na região norte do Tocantins, temem com medo da poluição chegar até o córrego Lontra. Fotos enviadas por um internauta, mostra que estão descartando lixo próximo a uma ponte entre o loteamento Lago Sul e o setor Jardim Paulista.

Nas imagens, várias embalagens de cosméticos e medicamentos, mostra que os resíduos estão sendo descartados de forma irregular. Em um áudio, o morador da cidade chega a questionar a responsabilidade das pessoas que fazem esse tipo de atitude.

“Aqui no loteamento Lago Sul, olha o que que tem jogado no meio da rua, remédio. Remédio de toda a espécie, comprimido de todo jeito tem lá na rua e a água jogando pra dentro do Lontra. Agora me diz e a responsabilidade desse povo? Quem foi que jogou esse tanto de remédio ali?”, questionou.

A gravação diz ainda que com as chuvas, o Lontra pode ficar poluído já que a água escorre para dentro do córrego . “Ali vai infectar a água do Lontra. Já tá infectada, aí tinha que ir uma autoridade em cima e descobrir quem é”, disse.

Divulgação

Outra moradora disse ainda em uma conversa de WhatsApp que a situação é perigosa porque alguma criança pode passar e pegar os remédios pra uso.

“Criança passa por alí, acha e pode beber. Então isso aí é risco mesmo, um perigo muito grande”.

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Prefeitura de Araguaína. Em nota, o órgão informou que as embalagens descartadas incorretamente no Loteamento Lago Sul serão recolhidas na tarde de hoje, 28. Elas serão descartadas corretamente como prevê a legislação sobre resíduos de saúde.

Informa ainda que técnicos do Departamento Municipal de Fiscalização Ambiental analisarão o material para apurar quem são os infratores e qual a autuação a ser aplicada.

Divulgação