Depois de muita luta dos profissionais da rede municipal de educação, junto ao Sintet, a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, publicou nesta terça-feira (23), uma Medida Provisória, com efeito retroativo a 1º de janeiro, onde anuncia o pagamento do reajuste do piso do magistério no início da carreira, e confirma o acordo com Sindicato para atualizar as tabelas salariais da educação, e a dos funcionários de escolas com o salário mínimo como início de carreira, já que o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) é unificado.
A categoria anseia por um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) com mais valorização na carreira. O projeto de lei está em fase de reestruturação. A presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos, informou que a minuta do PCCR já está pronta e será levada para apreciação da categoria no próximo dia 30 para deliberação em assembleia. “Temos novos rumos para a educação, rumos voltados para a valorização da carreira dos profissionais da educação, e esperamos que as leis sejam cumpridas e o recursos sejam investidos corretamente na nossa valorização”, disse Iolanda Bastos.
O Sindicato continuará na luta para que a gestão se planeje para diminuir as contratações para melhorar o índice do percentual de valorização. Atualmente, a proposta da gestão é apenas de 4% de um nível para outro da carreira. “Nós avaliamos como um percentual muito baixo se tratando de valorização da educação e a categoria tem se mantido firme em tentar negociar para melhorar esse percentual, mas a gestão precisa fazer o dever de casa”, disse a sindicalista.
Fonte- Ascom Sintet