As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estavam paradas por falta de macas no Hospital Geral de Palmas (HGP), voltaram ao trabalho na tarde desta terça-feira, 19, após três veículos ficarem parados na unidade hospitalar na segunda-feira, 18.

Segundo o coordenador de enfermagem do Samu, Selismas Rabelo, duas macas que estavam no HGP foram liberadas ainda no final desta manhã.

“No total, no Samu de Palmas, nós temos seis ambulâncias para atendimento à população. Hoje pela manhã ficaram duas paradas em função da retenção de macas lá no HGP”.

Toda a situação fez com que o Samu registrasse um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Pranchas de imbilização e colchões que pertecem ao SAMU tanbém estão sendo utilizadas por pacientes.

“Ontem, no fim da tarde, teve uma ocorrência que nós não tivemos condição de atender em função de todas as que estavam em funcionamento estarem em ocorrência. A gente solicitou apoio do Corpo de Bombeiros para atender esse caso”, contou o coordenador.

Cerca de 21 macas estavam até esta terça-feira na unidade hospitalar.

“Todo material que desocupa no hospital retorna para a base imediatamente para higienizar e colocar à disposição da população nas ambulâncias […] É frustrante porque o nosso serviço é especializado justamente para atender os mais diversos tipos de emergência e a gente fica impossibilitado e acaba prejudicando totalmente o serviço”, lamentou o coordenador.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde informou que informou que o Hospital Geral de Palmas está com uma grande demanda de atendimentos e isso causa demora na liberação das macas do Samu. Disse ainda que 12 macas seriam liberadas durante o dia.

O governo do Estado também afirmou que durante o dia 20 novos leitos seriam entregues ao hospital para que todas as macas fossem devolvidas ao serviço de emergência.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que até o fim da manhã iria reorganizar o fluxo de atendimentos porque foi informada que macas estariam sendo liberadas do HGP durante o dia.

*Com informaç~eos do G1 Tocantins

________________________________________________________________________