O nível do rio Ponte Alta começou a descer nesta terça-feira (21) após alagar a orla e derrubar casas em Ponte Alta do Tocantins nesta segunda-feira (20). A ponte histórica de madeira que é símbolo da cidade que chegou a ficar coberta já pode ser vista e parte das ruas da região central está seca.
Moradores de Ponte Alta do Tocantins ficaram apavorados com cheia do rio. “A ultima cheia do rio foi em 2002 e nem chegou à proporção da atual cheia” contou à Gazeta uma moradora
A Defesa Civil Municipal informou que o levantamento dos danos materiais ainda não foi concluído porque foi necessário construir um desvio para evitar a inundação e chegar a parte dos setores e na zona rural.
Não houve vítimas das chuvas e os dois desabamentos de segunda-feira são os únicos registrados até o momento.
Tem chovido intensamente nos últimos dias no município e não há estações meteorológicas instaladas na região. A cidade não conta com estações meteorológicas ou de monitoramento do nível do rio, então não é possível saber com precisão quanto choveu na cidade ou de quantos metros foi a variação no nível do rio. Imagens de segunda feira mostra ruas inundadas.
A previsão meteorológica é de que continue chovendo na região de Ponte Alta nos próximos dias.
Nesta terça-feira, a estrada entre Tocantínia e Aparecida do Rio Negro ficou submersa porque um córrego transbordou. Na região sul, a Defesa Civil afirma que registrou o abril mais chuvoso em 15 anos.
Portal sul de entrada do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins fica a 152 km de Palmas. Onde se encontra vários atrativos interessantes do Jalapão, por exemplo o Cânion Sussuapara.