A Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na segunda-feira, dia 06, nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O SAMU no município realiza uma média de 150 atendimentos mensais.
A Secretária Municipal de Saúde, Rosirene Leal, afirmou que a chegada desta nova ambulância para o Samu de Paraíso é um ganho para a comunidade. “Essa solicitação já havia sido feita ao Ministério da Saúde – MS há algum tempo, porque a nossa ambulância tinha muitos anos de uso e necessitava ser renovada para fazermos um atendimento mais justo à população de Paraíso”, acrescentou.
Rosirene reforçou que o prefeito Moisés Avelino tem feito o possível para atender a demanda e buscar melhoria contínua no setor da Saúde Pública.
A coordenadora da unidade do SAMU em Paraíso, Bárbara Lima, ressalta que a nova ambulância entregue pelo Ministério da Saúde foi uma conquista para a cidade. Ela reforça que o veículo antigo estava desgastado, era um modelo do ano/2010 e apresentava problemas mecânicos frequentes, no qual acarretava prejuízos no atendimento à população. “A ambulância nova passará a atender as demandas, e o outro veículo ficará de reserva, caso tenhamos algum problema e assim evitaremos que o atendimento não pare”, destacou.
Atendimento do Samu
Na ocasião à coordenadora, Bábara Lima falou sobre atuação do SAMU em Paraíso, o trabalho realizado pelos socorristas e as demandas atendidas. “Os chamados são feitos em casos de problemas respiratórios, intoxicação, queimaduras graves, choques elétricos, maus-tratos, trabalho de parto, crises hipertensivas, acidentes com produtos perigosos e transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte”, explicou Bárbara.
A coordenadora alertou a população que tenha prudência e cuidado com consumo de álcool, além daquelas ligações que se trata de trote. “O SAMU é muito importante e quando há um chamado inverídico nós nos deslocamentos e deixamos de atender quem realmente necessita”.
Como acionar o SAMU
O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. As ligações realizadas a partir de Paraíso vão para a Base Regional de Palmas. Uma triagem é feita pelo médico, que fará perguntas relacionadas à ocorrência.
Após esse procedimento a Base Regional de Palmas, repassa a demanda para a base descentralizada do SAMU em Paraíso para a realização do atendimento.