Ensino fundamental
Para os anos iniciais do ensino fundamental haverá o aumento da carga horária das disciplinas de português e matemática, além da inserção das disciplinas de redação e língua inglesa, bem como o aprofundamento da leitura e escrita, desde o 1º ano do ensino fundamental.
Nos anos finais do ensino fundamental, haverá ampliação da carga horária em língua portuguesa e matemática, inserção das disciplinas de redação, física e química no 9º ano.
Nas turmas do 1º ao 5º ano, os alunos que optarem por não cursar a disciplina de ensino religioso, que é de oferta obrigatória, mas tem matrícula facultativa, os estudantes poderão escolher o aprofundamento em leitura e escrita (ALE) completando a carga horária definida por lei para este nível de ensino.
Ensino Médio
Pensando em preparar os estudantes do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio, os vestibulares e o mundo do trabalho, haverá a inclusão dos conteúdos de conhecimentos gerais nos componentes curriculares de história e geografia da 3ª série do ensino médio regular e de atualidades, dentro do componente de sociologia.
Nas unidades de tempo integrais implantadas antes da adesão do Estado ao Programa de Implementação ao Ensino Médio em Tempo Integral, conteúdo de conhecimento gerais e atualidades será ministrado como disciplina.
Os alunos do ensino médio também terão aumento da carga horária em português, matemática, biologia, química e física, além da disciplina de redação em todas as séries.
Ensino Médio Integral
Nas 50 unidades escolares em Tempo Integral da rede estadual, que não integram o Programa de Implementação ao Ensino Médio em Tempo Integral, serão inseridos no componente curricular de cultura corporal, aulas de dança, jogos intelectuais, artes marciais ou esportes, que serão ofertadas de acordo com a opção de cada unidade escolar.
No componente curricular de produção e expressão artística cada escola poderá escolher entre aulas de teatro, dança, canto ou produção artística. Também será de livre escolha das unidades escolares optarem pela oferta de aulas de informática ou iniciação científica, de acordo com a demanda local.
Diversidade
As unidades de ensino que atendem públicos específicos como as escolas quilombolas, do campo, indígenas e as que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos avanços citados, as novas estruturas curriculares ainda atendem às especificidades de cada realidade.
Para a EJA, a proposta traz a inclusão do componente curricular emprego e trabalho, com o objetivo de preparar os alunos para o ingresso e permanência no mundo do emprego. Os estudantes também terão aulas de redação em todos os segmentos da EJA oferecidos.
As escolas quilombolas serão contempladas com conteúdos específicos valorizando os conhecimentos e a realidade dos alunos. Será inserida a disciplina saberes e fazeres quilombolas, abrangendo formas de cultivo e produção destas comunidades. Outra novidade é o componente curricular cultura quilombola, que abordará a diversidade cultural especifica deste público.
Como forma de valorização das ciências camponesas, as escolas do campo terão, a partir deste ano, a disciplina saberes e fazeres do campo na qual serão trabalhadas, conforme a realidade sócioconômica de cada região, os conteúdos: sistema de cultivo, sistema de criação, agroindústria, aquicultura ou extrativismo.
Nas unidades escolares indígenas os estudantes terão, além do estudo da cultura religiosa indígena e do estudo da língua indígena, o componente curricular saberes indígenas que abordará, de maneira contextualizada, valores, crenças e costumes de cada etnia.