O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, recomendou que os usuários  Sistema de Processo Judicial Eletrônico (e-Proc) alterem as senhas de acesso. A recomendação se deu após a Polícia Civil iniciar uma operação que investiga vazamentos de informações de processos judiciais, foram cumpridos 15 mandados judiciais de busca e apreensão e um de prisão temporária, além de várias intimações nesta terça-feira, 29.

Durante a Operação Chave Mestra, o advogado Leandro Freire foi preso temporariamente e funcionários do Fórum de Palmas também são investigados.

“Considerando os fatos recentemente noticiados na imprensa local, dando conta da utilização indevida da senha de acesso de servidores ao sistema eletrônico e-Proc, ensejando, inclusive, sérios prejuízos às operações desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Tocantins, recomendo a todos os magistrados e servidores, assim como aos demais usuários, que procedam à imediata alteração de suas senhas de acesso ao sistema processual eletrônico”, pontuou o presidente.

Segundo a Secretária de Segurança Pública, não há indícios de violação à integridade do sistema processual, pois o esquema funcionava com a utilização de senhas de funcionários.

Outro lado

A Ordem dos Advogados no Tocantins informou por meio de nota que vai oficiar as autoridades policias competentes para ter acesso as informações sobre o caso.

Confira nota

NOTA OAB/TO SOBRE PRISÃO DE ADVOGADOS

“A Ordem dos Advogados do Brasil/TO, logo que informada pelas autoridades policiais, acionou a Procuradoria de Prerrogativas para salvaguardar as prerrogativas funcionais da advocacia. Em relação à investigação, a OAB/TO vai oficiar as autoridades policiais competentes para ter acesso às informações acerca do caso para eventuais providências pertinentes”.

Já a defesa de Leandro Freire informou que ele não tem interesse em causar dificuldades à justiça e que tem interesse em colaborar com as autoridades.

*com informações do G1