Foto: Divulgação

Texto: Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

A divulgação dos destinos turísticos do Tocantins na Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, encerrada neste domingo, 12, em Gramado (RS), oportunizou ao Estado estabelecer contatos com agências de turismo e empresas diversas do setor, o que deve resultar, a médio e longo prazos, na ampliação do fluxo de turistas do Sul do Brasil no Tocantins.

Foi com esta proposta de atrair os olhares do Sul brasileiro e dos demais países da América do Sul, que o Estado participou, juntamente com o Consórcio Brasil Central (formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Tocantins), do evento, que é considerado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.

Tanto o Tocantins quanto os demais estados levaram para Gramado materiais promocionais e técnicos dos respectivos órgãos de turismo para promover o intercâmbio de informações e troca de contatos, fortalecendo o conceito da região como novo destino turístico brasileiro e atraindo o interesse do trade turístico.

“Foi muito importante estarmos presentes na Região Sul do país. Ficou claro que há uma boa demanda para o turismo de natureza, que é o forte do Brasil Central, com o nosso Cerrado, nossa Amazônia e Pantanal. De uma forma geral, eu avalio que a participação do Tocantins e do Brasil Central foi muito positiva e teve um saldo extra, que é a aproximação de receptivos e operadores das diversas regiões e dos estados que se uniram, que trocaram contatos. Isso, com certeza, vai ter também um efeito catalizador na integração de novos roteiros, com a melhoria da qualidade dos nossos produtos”, analisou o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp.

Segundo ele, o caráter internacional da feira também contribuiu para que o Tocantins e o Brasil Central se colocassem, como ocorreu na Adventure Sports Fair, em São Paulo, no mês de outubro, como alternativa de turismo de aventura para o público dos países vizinhos.

Festuris

A Feira Internacional de Turismo de Gramado chegou neste ano a sua 29ª edição e foi realizada no Serra Park, em Gramado. O evento ocupou 22 mil metros quadrados de área, ocupados por 2 mil marcas expostas em mais de 400 estandes. A Festuris é direcionada a profissionais vindos de todos os continentes. Pesquisa realizada pela Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) contabilizou, na última edição, um impacto econômico da ordem de  R$ 253 milhões em negócios.  Para este ano, a expectativa é que tenha superado a marca de R$ 280 milhões.


O Brasil Central

Os estados que formam o Consórcio Brasil Central se apresentam juntos na Festuris. A proposta foi divulgar um roteiro integrado envolvendo os destinos turísticos dos cinco estados.   A união destas unidades federativas no âmbito do turismo visa diversificar a oferta turística brasileira, consolidando um destino focado em natureza, cultura, aventura e turismo termal, modalidades que têm atraído cada dia mais o mercado consumidor nacional e internacional.

Capacitação

Saindo da Festuris Gramado, o superintendente de Desenvolvimento Turístico do Tocantins segue para Belo Horizonte (MG), onde participa nesta segunda-feira, 13, e terça-feira, 14, de capacitação voltada ao planejamento de ações do Consórcio Brasil Central.