Maju Cotrim

O Comandante da PM do Tocantins, Coronel Jaizon traferiu alguns militares de destacamentos ambientais da Polícia Militar no Estado. A portaria 434 de 21 de agosto assinada por ele transfere vários militares.

Devido a repercussão da portaria, a Gazeta solicitou um posicionamento da PM sobre a Portaria e o motivo da transferência dos militares que constam nela além de como funcionam os destacamentos ambientais da PM no Estado.

A Polícia Militar do Tocantins informou que, em conformidade com o PESSE – Plano Estadual de Segurança Pública, buscando aprimorar os meios e mecanismos necessários para o combate e enfrentamento dos crimes ambientais, definiu 07 (sete) áreas no estado que terão bases do Batalhão de Polícia Militar Ambiental-BPMA.

Conforme o Objetivo 10 do PESSE, a proposta é tratar sobre promoção, revisão, a inovação e o aprimoramento dos meios e mecanismos, considerando os aspectos normativos, financeiros, materiais e humanos, de combate aos crimes ambientais e aos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores e de corrupção que envolvam crimes ambientais como antecedentes.

A Bases estarão ativas em Companhias nos três maiores municípios do estado (Palmas, Araguaína e Gurupi) e outros 04 Destacamentos: Porto Nacional para fiscalizar a região do Jalapão; Caseara para fiscalizar a região do Cantão e Araguatins e Dianópolis por estarem localizadas nos extremos. As companhias instaladas nos três maiores municípios terão efetivos maiores e farão a cobertura das regiões sul, central e norte.

Com essa otimização e readequação na distribuição do efetivo, policiais militares do BPMA foram direcionados para municípios que não contavam com Destacamento da Polícia Militar em atividade.

O Comandante-Geral da PMTO Cel Jaizon Veras Barbosa esclarece que com essa medida municípios receberão reforço policial sem que haja prejuízo na fiscalização ambiental. “É importante destacarmos que o Batalhão Ambiental não foi extinto, ocorreu apenas a readequação de alguns militares pertencentes à unidade, que foram distribuídos de forma a otimizar o serviço”, declarou coronel Jaizon.

A Gazeta perguntou qual o efetivo de PMs no batalhão ambiental porém o Comando não respondeu.