Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

A empresa ProAm Alimentação responsável pelas refeições no Restaurante Universitário da UFT em Palmas terá o contrato encerrado pela instituição. Uma nota divulgada pelo Diretório Aadêmico (Dapia), diz que o motivo é por conta da má prestação de serviços. (Confira na íntegra no final da matéria).

Conforme o Dapia, após vários problemas o contrato com a empresa será encerrado.

“Falta de comida, atraso no funcionamento, intoxicação alimentar, o empreendimento licitado para prestação de serviços encerrará suas atividades no campus, considerando que vem descumprindo diuturnamente as obrigações licitatórias”, diz a nota.

A Universidade Federal do Tocantins confirmou o fim da prestação de serviço, mas afirmou que até que outra empresa seja contratada, as refeições serão servidas e não haverá suspensão da alimentação.

Atualmente, a refeição no Restaurante Universitário, Câmpus Palmas custa o valor de R$ 2,50 e são servidos almoço e jantar.

O estudante de Direito da UFT, Diego Panhussatti, disse que os acadêmicos temem o aumento no preço das refeições.

“Temos uma possibilidade real de aumento do RU em um valor abusivo, já que os cortes para o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAIS) foram efetivados”, disse à Gazeta.

A reunião que decidiu sobre o encerramento das atividades da ProAm Alimentação foi realizada no último dia 4 de fevereiro e participaram das discussões a Reitoria, Direção de Campus e própria empresa.

Apesar do medo de aumento, a UFT não respondeu sobre o possível aumento no preço da alimentação.

A Gazeta do Cerrado tenta contato com a ProAm Alimentação e ressalta que o espaço está aberto caso a empresa tenha interesse em se posicionar.

Nota UFT na íntegra:

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) informa que haverá uma rescisão contratual entre o Restaurante Universitário (RU) do Câmpus de Palmas e a empresa que presta serviços de alimentação para este câmpus, mas que a mesma permanecerá prestando serviços até que uma nova empresa seja contratada. A Proest informa ainda que no último dia (04) foi iniciado o processo licitatório em caráter de urgência para a contratação de uma nova empresa.  

Destaca-se que os serviços oferecidos pelo RU não serão suspensos durante este processo.

Nota DAPIA na íntegra:

No último dia 04 de fevereiro, reuniram-se a Reitoria, Direção de Campus e a ProAm Alimentação, empresa responsável pelo Restaurante Universitária no campus de Palmas. Nessa ocasião foi definido que, após os inúmeros incidentes no R.U., a exemplo da falta de comida, atraso no funcionamento, intoxicação alimentar, o empreendimento licitado para prestação de serviços encerrará suas atividades no campus, considerando que vem descumprindo diuturnamente as obrigações licitatórias. O término de sua atuação deve começar a partir do momento em que uma nova empresa seja licitada.
.
As entidades estudantis foram informadas que a UFT já iniciou processo licitatório para contratação de uma nova empresa, posto que não é mais interesse das partes continuarem com o contrato vigente.
.
O DAPIA (Diretório Acadêmico) exigiram que a empresa ProAm Alimentação atendesse apropriadamente o disposto no contrato, enquanto este permanecer vigente, devendo prestar serviço de qualidade até que encerre as atividades acordadas.

Palmas-TO, 05 de fevereiro de 2020