Os estragos causados pelo forte temporal que atingiu Palmas na terça-feira, 28, continuam a demandar ações intensivas. Além de árvores caídas, vias bloqueadas e danos em postes, diversos estabelecimentos tiveram seus telhados prejudicados pela ventania, deixando mais de 30 quadras sem energia devido à queda de árvores na rede elétrica.
Até a noite de terça-feira, os bombeiros registraram 13 ocorrências relacionadas a árvores tombadas sobre vias e veículos, realizando o corte e remoção de mais de 30 delas. A Defesa Civil municipal contabilizou a retirada de 25 árvores de espaços públicos e canteiros centrais após o temporal, com os esforços de desobstrução de vias estendendo-se até a quarta-feira, 29.
Além da remoção de detritos de estruturas particulares danificadas, equipes da prefeitura e bombeiros continuam trabalhando para normalizar a situação. O temporal, que durou pouco, foi marcado por chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas, afetando cerca de 23 bairros e interrompendo o fornecimento de energia em diversos locais.
A Vila de Natal no Espaço Cultural sofreu danos em sua estrutura, mas a prefeitura, mesmo diante dos contratempos, realizou reparos e manteve a programação de inauguração dos enfeites. Com rajadas de vento atingindo entre 89 a 102 km/h, cerca de 10 postes foram danificados, resultando na interrupção do fornecimento de energia em 31 quadras.
A Energisa, concessionária de energia, informou que 11 postes caíram durante a tempestade, afetando aproximadamente 17 mil clientes. Até as 18h30, mais de 99% dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido, com a quadra 207 Sul sendo a mais impactada, tendo sua energia normalizada na manhã de quarta-feira, 29. A Defesa Civil orienta a população a acioná-la para avaliação de estruturas danificadas e recebimento de orientações necessárias.