Vídeos registrados por moradores mostram o movimento em revendedora de água e gás na região sul de Palmas. Empresa contou que vendeu cerca de 500 galões em um dia.

A presença de cheiro forte de cloro e esgoto na água que chega às casas está fazendo com que os palmenses lotem revendedoras de água mineral. Na noite desta terça-feira (1º), uma fila se formou em um comércio da região sul de Palmas.

 

O problema está persistindo há dias e moradores de quadras das regiões norte e sul, Jardim Taquari e Aurenys também reclamam da água suja. Na 407 Norte, houve reclamações de pessoas que apresentaram dores de barriga e vômito.

 


Fila de pessoas em busca de água mineral em Palmas — Foto: Divulgação

 

Na tarde desta terça-feira (1º), o Procon Tocantins notificou a BRK Ambiental após diversas denúncias e reclamações de consumidores sobre a má qualidade da água fornecida aos moradores.

Imagens feitas por um morador, que não quis se identificar, mostra a grande quantidade de pessoas que estavam em busca de galões de água. Ele mora próximo à saída para Porto Nacional e disse que há duas semanas têm percebido cheiro e gosto forte na água que abastece sua casa.

 

“Tenho dois filhos pequenos, aí não dá para arriscar né”, disse o morador da região sul de Palmas que também se assustou com o valor do galão.

 

Por volta das 21h, a fila chegou a sair fora de um estabelecimento. A empresa informou ao g1 que a fila começou a se formar por volta das 19h e somente nesta terça-feira vendeu cerca de 500 galões de água. Desde segunda-feira, foi uma média de 700 galões.

 

A empresa informou que não teve alteração no preço nem na fonte. O g1 questionou o Procon Tocantins para saber se haverá fiscalização nos preços da venda de água mineral na cidade diante do problema de fornecimento e aguarda resposta.

 

‘Cheiro de esgoto’

 

A situação tem gerado incômodo e medo na população que usa a água para cozinhar, beber e tomar banho. Pollyana Araújo mora na 407 Norte e percebeu a diferente na água no final de semana, com piora nesta segunda-feira (30).

“Venho sentindo esse odor desde domingo (29) quando foi de ontem para hoje [terça-feira] ficou mais elevado o cheiro. Uma mistura de cloro com esgoto, eu sinto o cheiro de esgoto. Tenho medo de dar alguma coceira, algum mal-estar. Muitos já estão relatando isso aqui na quadra. Então assim, no momento ainda não estou utilizando a água mineral para banho, mas para alimento somente água mineral”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Moradora reclama de água suja na torneira na quadra 407 Norte — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Ela contou ainda que sente cheiro de esgoto na água e diz que o odor fica nas vasilhas lavadas. Ela comprou água mineral para fazer comida e ainda a limpeza do olho do filho, que tem glaucoma congênito.

 

A BRK Ambiental informou que por causa do período de estiagem prolongado o Ribeirão Taquarussu Grande, onde a empresa capta água, reduziu de volume e por isso a água bombeada veio junto com vegetação, que pode causar alterações na água distribuída. A concessionária disse que alterou o processo de tratamento e que o serviço deve ser normalizado ainda nesta terça-feira (1º).

 

O que diz a BRK?

 

A BRK informa que devido à estiagem prolongada, o volume de água do Ribeirão Taquarussu Grande, manancial em que a empresa capta água para tratamento, reduziu drasticamente e, com isso, juntamente com a água bruta bombeada para o tratamento, veio uma quantidade de vegetação. Tal fato pode ocasionar alterações na água distribuída, porém, não afeta os critérios de potabilidade, não causando prejuízos à saúde pública. A empresa imediatamente alterou o processo de tratamento da estação, adaptando às condições da água captada. A previsão é que o serviço seja normalizado nesta terça-feira, 1º.

 

(Fonte: g1 Tocantins)