O incêndio na Serra de Taquaruçu foi extinto após três dias de combate de uma força-tarefacom homens do Corpo de Bombeiros e brigadistas. As chamas foram controladas no fim desta quarta-feira (12). Segundo os Bombeiros, a equipe continua no local para monitorar a região e evitar possíveis reingnições.
O incêndio começou ainda no domingo (8) e se espalhou por áreas de difícil acesso, mas as chamas não chegaram a atingir nenhuma das 80 cachoeiras localizadas na região.
A suspeita é que a queimada tenha origem criminosa. “A gente sabe que geralmente os incêndios têm surgido em decorrência de pessoas que têm tentado fazer queimada achando que vai ter o controle e perde o controle ou então as pessoas, que de forma dolosa, maldosa, colocam incêndio nas margens das estradas”, explicou o superintendente da Defesa Civil do Tocantins, coronel Geraldo Primo.
Os bombeiros ainda não informaram qual o tamanho da área foi consumido pelas chamas. Os incêndios são registrados no Tocantins com mais intensidade nos meses de agosto e setembro, quando o tempo está ainda mais seco.
Fonte: G1 Tocantins