Na busca por garantir a continuidade no atendimento à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) desbloqueou, nesta quarta-feira, 19, seis leitos de UTI adulto do Hospital Geral de Palmas (HGP). Com a ação, a unidade tem agora, 39 leitos de UTI adultos e 20 leitos de UTI pediátricos.
O desbloqueio foi possível com a contratação de 15 profissionais técnicos de enfermagem, com experiência em cuidados intensivos, os quais já estão na unidade para atendimento dos pacientes referenciados.
Nos últimos 12 meses, o Governo do Tocantins já entregou 87 leitos de UTI adulto e 27 leitos de UTI pediátrica, um salto na oferta dos leitos de tratamento intensivo. No total a rede hospitalar gerida pelo Estado conta hoje 274 leitos de UTI (175 adultos e 99 infantis).
Segundo o titular da SES-TO, Afonso Piva, “a abertura destes leitos amplia nossa oferta e certamente trará um diferencial para a população que tem o HGP como referência em alta complexidade. Em breve os números de UTI serão ainda mais ampliados, com a abertura de 10 leitos em Paraíso do Tocantins e mais 80, aqui no Hospital Geral de Palmas e 10 em Miracema”, afirmou o gestor.
Vistoria
Na quinta-feira, 13, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou uma vistoria no Hospital Geral de Palmas (HGP), quando foram identificados sete leitos sem uso na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) adulto por falta de profissionais qualificados para a atividade. A vistoria foi realizada em ação conjunta com o Ministério Público Estadual (MPTO), Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins e Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins (OAB-TO).