Se em 2016, os brasileiros amargaram as consequências da recessão econômica e financeira, o novo ano pode, sim, ser a chance do recomeço.

economia_criativa1

or isso, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios divulgou uma lista de formatos e setores que devem ter destaque no franchising em 2017.

Entre os destaques da lista, especialistas apontam formatos de loja menores e vendas porta a porta como algumas promessas de sucesso profissional: reparos de automóveis, celulares, além de produtos para o bem-estar e ideias voltadas à terceira idade. Confira, a seguir, algumas tendências para franquias no Brasil em 2017:

1. Economia criativa

  • Atividades artísticas e de entretenimento estão entre as principais apostas de franquias: academias de balé, parques de diversões e galerias de arte são alguns exemplos.

2. Modelos enxutos

  •  Com a atual crise econômica, uma das grandes consequências foi a adaptação de grandes redes aos formatos menores de loja. Conseguiram, assim, atrair empreendedores com menor poder de investimento. Antes de se decidir por uma marca, no entanto, o candidato precisa avaliar se o formato em questão já foi testado pela franqueadora.

3. Venda direta

  • O modelo de venda porta a porta gerenciado pelo franqueado, como o que foi adotado por O Boticário, deve ganhar espaço no ano que vem. Os candidatos que queiram investir numa marca com venda direta devem ficar atentos às maneiras como a empresa franqueadora inclui os donos das unidades na gestão do canal e no faturamento que vem dele.

4 – Reparos de bens usados

  • “Quando os consumidores têm menos dinheiro para comprar itens novos, o conserto de produtos usados ganha força”. Entram aí as franquias de reparos em roupas e em telefones celulares, além da manutenção em veículos.

7. Bem-estar em todos os setores

  • Os negócios que remetem a uma vida mais saudável estão crescendo no franchising. “Redes de cosméticos e de tratamentos estéticos, corporais e dentários são tendência, assim como restaurantes de que servem comidas saudáveis”, afirma Tieghi.

8. A força da terceira idade

  • O envelhecimento da população traz oportunidades para franquias que atendam ao público maduro de várias formas. Lojas de roupas mais fáceis de vestir, academias de ginástica e redes de cuidadores são alguns dos conceitos que embarcam no crescimento desse público. Confira outras tendências do mercado para 2017 no site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.