Após 1 ano e 2 meses da realização do curso de formação para o cargo de agente de execução prisional no Tocantins, os 162 aprovados vão ao encontro dos deputados para a destinação de emenda parlamentar e aprovação de orçamento que proporcione a nomeação para os candidatos. O parlamentar Elenil da Penha foi o autor da emenda, de acordo com os candidatos o presidente da Assembleia Antonio Andrade, os deputados Nilton Franco, Luana Ribeiro, Issam Saado, Vanda Monteiro, Olyntho Neto, o e vários outros são favoráveis a causa. O Concurso teve início em 2014 e se perdura até hoje, o atual Governador em exercício ofereceu curso de formação para 391 inscritos remanescentes, sendo 354 pessoas que concluíram o curso em 2018.
Em meio a tanto acontecimentos no Sistema Prisional do Tocantins, os candidatos relatam que a inauguração do novo complexo penitenciário na cidade de Cariri, que permitirá a incorporação de novos agentes ao quadro e expandir vagas aos apenados.
Para os candidatos, já há emenda parlamentar que proporciona destinação de recursos dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias para posse dos 162.
Parte dos aprovados se reuniram na Assembleia Legislativa durante toda a tarde de hoje, 03, e vão manter uma agenda de mobilização que seja aprovada a emenda sem contratempos.
Entenda
Dos 354 aprovados, apenas 192 foram chamados a tomar posse em março de 2019. Destes 192 que já tomaram posse resta 162 que aguardando há 1 ano e 2 meses o desenrolar de um concurso público que completou 5 anos sem homologação final.