Para você que ainda não sabe o que fazer neste feriado, a Gazeta do Cerrado traz dicas de diversão, aventura e lazer.
Para quem pretende não sair de Palmas pode aproveitar a Praia da Graciosa, que é a principal praia da cidade. O ambiente comporta bares, restaurantes, quadras de esporte, píer, uma maravilhosa vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km de comprimento, além do imperdível pôr- do- sol no lago.
Na Praia da Graciosa você também conta com barcos e flutuantes, tanto para desfrutar do lago, quanto para atravessar até a Ilha do Canela, que é um ótimo lugar para descansar, pegar um sol, e se divertir com a família.
Para quem gosta de se aventurar, pode aproveitar bastante no distrito de Taquaruçu, localizado a aproximadamente 30 km da capital. As cachoeiras são grandes atrativos do local, como a Cachoira da Rocandeira e a Cachoeira do Escorrega Macaco. Ambos localizadas em propriedades privadas, com entrada controlada e uma simples taxa de custo. Além do contato com as águas, na Roncadeira o visitante pode ainda aventurar-se com rapel. O acesso às cachoeiras podem ser feitos pela TO 030, e é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros.
Ainda em Taquaruçu, à 2km do centro do distrito você também pode descer a tirolesa Voo do Pontal, localizada na Pousada Rural Pontal do Meio e está entre as mais altas do país na categoria esporte vertical. A tirolesa é a maior da região norte, com 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros. O ponto de descida – plataforma de lançamento – fica no topo do Morro Pontal do Meio, na serra, e o acesso até esta plataforma é feito de carro, num percurso de 9 km, em estrada de chão e fica a cargo da equipe de apoio. Os equipamentos utilizados para a segurança dos turistas é capacete, cadeirinha, roldanas, mosquetões e cordeletes e todos equipamentos certificados pela UIAA – União Internacional dos Alpinistas Associados.
Para quem pretende fazer um passeio maior, pode se deliciar com a Lago do Japonês localizada no município de Pindorama do Tocantins, a aproximadamente 240 km da capital. Um paraíso formado por águas azuis aparentemente cristalinas, comparadas a um caribe, um bom lugar também para quem gosta de acampar ao sossego da natureza. O trajeto da cidade até a lagoa é de 34 km, e possui uma vista encantadora.
Já no município de Almas localizado a 323,2 km da capital, você poderá aproveitar as maravilhosas águas limpas de duas cachoeiras na região, as Cachoeiras da Fumaça e a de Água Limpa. A Cachoeira da Fumaça localiza-se a 60 km da cidade e a Cachoeira de Água Limpa a 58 km.
Em Dianópolis a aproximadamente 346 km de Palmas, você poderá desfrutar da Lagoa Bonita, local que comporta duas lagoas, ambas com água quente. Na lagoa de águas rasas existe um sumidouro onde não se consegue afundar.
Outro lugar inesquecível para passeio é o nosso Jalapão, que é um forte atrativo do Brasil, conhecido pelo seu ecoturismo e turismo de aventura, abrilhantado de cachoeiras com grandes queda d’água, dunas compostas por areias finas e alaranjadas, povoados que possibilitam ao visitante vivenciar a cultura local, fervedouros, serras e chapadões de até 800 metros de altura, além de possuir locais ideais para práticas esportivas como rapel, trilhas a pé e de bicicleta, rafting e canoagem
Há agências de viagens e turismo que oferecem roteiros de visitação para quem deseja conhecer este maravilhoso lugar.