Lucas Eurilio –  Gazeta do Cerrado

“Quem é do Tocantins sabe que o sol é praticamente um para cada habitante”, “Frio aqui no Tocantins?”,  “Meu Deus quanto calor”, brincadeiras típicas que muitos tocantinenses fazem por conta do calor no Estado todos os anos.

No Estado já entramos no período de estiagem e a população deve ficar atenta com as queimadas.

Porém, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira, 22,  que nesta madrugada várias cidades do Tocantins registraram baixas temperaturas.

Conforme o Inmet, em Araguaçu no sudeste do Estado a temperatura chegou a 14,1º, na Capital, a mínima chegou a 19,4º.

O coordenador no Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral, explicou à Gazeta do Cerrado que esse frio aconteceu porque há perda de radiação para a atmosfera.

“O que acontece é que nós entramos no período de estiagem. Temos tido dias sem muita cobertura de nuvens e céu claro comum nesse exato momento e toda essa temperatura que ela entra é nas primeiras horas do dia e ela se perde durante a noite. De céu claro, temos uma perda dessa radiação pra atmosfera, então esse frio é bastante sim”.

“O motivo para a baixa temperatura é justamente isso, com a forte massa de ar quente e seca que tem predominado na região central do Brasil, sobretudo no Tocantins. As amplitudes térmicas estão presentes aí pela manhã tá fazendo 31º e na madrugada ta chegando a 14º, então temos uma amplitude térmica aí de quase 18º”, explicou.

Um internauta chegou a postar em sua conta no Twitter sobre o assunto e os dados foram confirmados como o meteorologista José Luiz Cabral.

 

Foto: Antonio Gonçalves