Araguaína e Cristalândia se manifestaram, por meio de nota, nesta sexta-feira sobre a possibilidades de tocantinenses terem tomado doses vencidas da vacina contra a covid-19.

Araguaína disse que “as 10 doses supostamente aplicadas fora da validade tratam-se de um erro de registro no sistema de informação SI-PNI, no qual todos foram identificados, corrigidos e que a correção não migrou para a base nacional de dados(veja íntegra da nota abaixo)

Segundo Cristalândia “As vacinas são distribuídas pela Gerência Estadual de Imunização às quartas-feiras e imediatamente as doses são administradas no Município, sendo que nossas campanhas de administração ocorrem nas quintas e segundas-feiras, portanto não armazenamos doses(veja íntegra da nota abaixo)

Vacinas vencidas? Estado averigua situação junto aos municípios e faz orientações

 

Veja íntegra de notas:

Araguaína

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, comunica que nenhum araguainense recebeu doses vencidas da vacina contra a covid-19. No dia 29 de janeiro, o Município recebeu a primeira remessa de vacinas Astrazeneca/Fiocruz, 2.340 doses com lote: 412Z004 e validade para 13/04/2021. Todas as doses foram aplicadas no mês de fevereiro. Uma segunda remessa com 780 doses do mesmos lote e validade foi recebida no dia 1° de março, e todas aplicadas no mesmo mês.

Comunica ainda que as 10 doses supostamente aplicadas fora da validade tratam-se de um erro de registro no sistema de informação SI-PNI, no qual todos foram identificados, corrigidos e que a correção não migrou para a base nacional de dados.

Esclarece ainda que o processo de recebimento e entrega de doses pelo Município é acompanhado por meio de notas fiscais eletrônicas e passa diariamente por um rigoroso controle, para que nenhuma dose seja perdida. Além disso, todos os registros nos cartões de vacinação dos cidadãos possuem a validade da vacina recebida descrita, assim como data de aplicação, lote, fabricante, assinatura do vacinador e local de aplicação.

 

 Cristalândia

Nota de Esclarecimento

 

Sobre a informação de administração de doses vencidas da vacina Astrazeneca, citando ainda Cristalândia com 5 doses administradas, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cristalândia esclarece:

As vacinas são distribuídas pela Gerência Estadual de Imunização às quartas-feiras e imediatamente as doses são administradas no Município, sendo que nossas campanhas de administração ocorrem nas quintas e segundas-feiras, portanto não armazenamos doses.

As doses antes de serem administradas são conferidas observando Lote e Prazo de Validade. Sendo descartadas quando as mesmas estão com prazo de validade expirado, seja por prazo de validade ou por ter expirado o período em que a mesma pode ser usada após aberta.

Esclarecemos ainda que o lote que venceu em abril, chegou no Município em 28 de Janeiro. Dessas doses que inicialmente são citadas, apenas 1 frasco foi descartado por está com o prazo de validade expirado, frasco este que havia sido separado para administrar a 2° dose – D2.

Diante desses fatos, a equipe de Cristalândia já entrou em contato com a Gerência de Imunização pedindo esclarecimentos sobre as informações veiculadas nas reportagens que circulam nas redes sociais e estamos aguardando o posicionamento oficial deste órgão.

O Município de Cristalândia enfatiza que zela pelo bem estar dos nossos pacientes e infelizmente notícias como essa dificultam ainda mais o trabalho da equipe em imunizar a população, causando desinformação, além de prejudicar a credibilidade dos nossos profissionais.