A Secretaria da Saúde de Araguaína está disponibilizando a vacina meningocócica C (conjugada) contra meningite para trabalhadores da saúde e crianças de até 10 anos que não tenham recebido as doses da vacina no período proposto pelo Calendário Nacional de Vacinação.

A diretora municipal de Imunização Municipal, Samilla Braga, explicou que a medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde. “A oferta temporária dessa vacina é por causa da baixa cobertura vacinal, desde 2016. Além disso, o Ministério da Saúde registrou um aumento do adoecimento de crianças e jovens nos casos de doenças meningocócicas no País. A vacina estará disponível nas UBS até o dia 23 de fevereiro do próximo ano, mas é importante que o público-alvo garanta logo a proteção”.

A meta de Araguaína é vacinar 6.600 trabalhadores da saúde. Já a quantidade de crianças não vacinadas com a meningocócica C, a atualização será realizada ao final da campanha.

Sobre a meningocócica C
A meningite, doença caracterizada por um processo inflamatório nas vias membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. E para isso, a dose do imunizante é fundamental para evitar a doença.

Foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e encontra-se no Calendário Nacional de Vacinação, no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade. A campanha temporária é a oportunidade para os pais atualizarem a caderneta da criança que não tenha recebido as doses no período proposto.

Onde se vacinar

Todas as unidades de saúde estão disponíveis, os locais são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte).
Além da UBS Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira) e Palmeiras do Norte.  As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas.

Documentação necessária

Para se vacinar, os profissionais da saúde precisam apresentar o Cartão do SUS, CPF, cartão de vacina e comprovar que é trabalhador ou estagiário da saúde. No caso das crianças, os pais ou responsáveis precisam ter em mãos a caderneta de vacinação.