Até o momento, os serviços foram levados principalmente aos locais com maior acúmulo de sujeira, nos setores George Yunes, Dom Orione e Itapuã – Foto – Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
As primeiras chuvas já caíram na região de Araguaína e com isso a Prefeitura intensificou a limpeza dos córregos dentro do perímetro urbano para evitar os alagamentos. Desde o último dia 10 de outubro, já foram retiradas seis toneladas de lixo que estavam bloqueando a passagem da água em bueiros de ruas e avenidas da cidade.
Até o momento, os serviços foram levados principalmente aos locais com maior acúmulo de sujeira. “Tem lugares que quando chove é preciso ir de imediato, como o Córrego Santo Antônio, que fica na continuação da Avenida Primeiro de Janeiro, no Setor George Yunes; no Canal Tanque, entre as ruas Dez e Quatorze, no Setor Dom Orione; e no Córrego Neblina, na região do Setor Itapuã”, afirmou o coordenador de Limpeza Pública Urbana de Araguaína, Josimar Queiroz.
Dentre o que é retirado dos córregos estão muitas garrafas de plástico, sacolas de lixo e galhadas. “Na região do Itapuã e Dom Orione há muitas bananeiras nas encostas dos córregos. Os moradores colhem os cachos e deixam os troncos ali pelo chão mesmo, quando vem a chuva arrasta tudo e entope os bueiros”, alertou o coordenador.
Além dessa limpeza já realizada nos locais críticos, os córregos canalizados recebem o trabalho de roçagem para diminuir o mato. Entre esses estão Lava Pés, Neblina, Cará, Canindé e São Miguel. Também há serviço sendo realizado constantemente na erosão do Córrego Baixa Funda, para evitar o aumento do assoreamento, até a realização da obra de canalização, que deve ser licitada ainda neste ano.
Limpeza nas ruas
A Prefeitura tem investido em campanhas de educação para conscientizar o morador sobre os cuidados com o lixo. É necessário colocar as sacolas nos dias e horários rotineiros da coleta para que a enxurrada não as arraste para a boca de lobo.
Outra medida é o serviço inédito com sistema que usa caminhões equipados com bombas hidrojato e sucção a vácuo e drone para inspeção. De maio até agosto, mais de cinco mil toneladas de lixo foram retiradas das bocas de lobo, recuperando o bom funcionamento do sistema de drenagem. Além do método moderno, é realizada a limpeza convencional.
Ampliação da drenagem e canalização
A Prefeitura de Araguaína vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 330 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a longevidade do asfalto. Também foi ampliada a canalização dos córregos, inclusive com sistema fechado nos córregos Canindé e Neblina, o que aumenta a proteção contra a poluição.
Fonte – Secom Araguaína