Maju Cotrim
Araguaína realizou neste domingo (4), por a 33ª Cavalgada, que começou às 8h. O evento faz parte da programação da Exposição Agropecuária de Araguaína, que começou na última quarta-feira (31) e segue até o próximo domingo (11).
Caravanas de várias cidades fazem parte do evento que movimenta as ruas de Araguaína. Este ano o público surpreendeu ainda mais e as ruas ficaram lotadas de pessoas acompanhando. Um evento consolidado que não por acaso tem uma proporção tão grande na região.
Politicamente o evento também é prestigiado. Participaram o governador interino,Laurez Moreira ao lado dos deputados Lázaro Botelho e Carlos Gaguim.
O prefeito Wagner Rodrigues também cavalgou ao lado de entes da gestão. Os vereadores também participaram em peso na comitiva da Câmara. O deputado Jorge Frederico, cotado para disputar a prefeitura da cidade ano que vem, também participou de comitiva e até posou para foto da Gazeta.
Há dois dias na cidade, o senador Eduardo Gomes também participou ao lado do deputado do PL, Marcus Marcelo e prefeitos que o acompanham além do vice da capital, André Gomes.
Cheiro de 2024
Nos bastidores de Araguaína muito já se fala e discute sobre as eleições de 2024 quando o prefeito Wagner vai buscar reeleição. As informações dão conta ainda que o nome do deputado estadual Jorge Frederico também está no páreo.
Os vereadores, que estão unidos, serão peso importante nesta balança de 2024. Eles observam o processo pré eleitoral atentos. Dos 17, Wagner tem maioria porém muitos contam que alguns tem posicionamento “flutuante” diante de algumas pautas.
Partes importantes no processo são ainda os deputados Marcus Marcelo e Gipão, ambos com muita referência na cidade.
Há também a influência de outros grupos como do deputado Alexandre Guimarães, o casal Lázaro e Valderez dentre outros líderes locais.
Na Cavalgada o clima foi de tranquilidade, de educação política e de, é claro, interesse no contexto da segunda maior cidade do Estado.
A Cavalgada
As comitivas que participam da 33ª Cavalgada de Araguaína devem obedecer às normas de bons tratos aos animais. Para isso, houve um forte esquema de segurança integrada, com equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, ASTT, Naturatins e Centro de Controle de Zoonoses que fiscalizam as tropas e asseguram o bem-estar dos animais. Caso essas medidas sejam descumpridas, a comitiva será desclassificada e pode sofrer penalidades previstas em lei.
Além de tradição e cultura local, a Cavalgada também é um momento competitivo, com premiações para os três primeiros colocados. São 14 quesitos de avaliação, como a organização e originalidade da comitiva, tradição, sanidade e bem estar do animal.