Preparar os profissionais com conhecimentos sobre a educação de alunos com surdez e capacitá-los no uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras é a meta da Prefeitura de Araguaína na oferta do curso gratuito. Coordenado pela Diretoria de Ensino Especial, o Curso de Libras atende a mais de 40 educadores e teve início nesta terça-feira, 24. Os encontros serão semanais na Escola Estadual Modelo, sempre às terças-feiras, às 19 horas.

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“Desde que a Prefeitura passou a oferecer o curso, temos visto um melhor desempenho dos colegas na sala de aula. Eu estava esperando a minha vez de poder fazer também e espero adquirir novos conhecimentos para oferecer o melhor aos alunos”, relatou a professora Alana Dias Cardoso.

O Curso de Libras oferece elementos para a sensibilização, a discussão e o posicionamento crítico sobre a realidade e necessidade de um educando com surdez. A capacitação tem carga horária de 80 horas, no módulo básico.

Para o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira, é necessário capacitar os educadores para que a transmissão do conhecimento aconteça com precisão ao aluno.  “Nossa preocupação com essa formação é promover uma reflexão sobre a problemática educativa deste público, apresentando discussões teóricas pautadas em conhecimentos específicos e pedagógicos”, disse o secretário.

Professores da Rede Municipal também estão sendo capacitados com os cursos de Inglês e Espanhol.

Centro de Línguas
O Centro de Línguas foi criado através da Instrução Normativa n° 002/2016, sendo publicado no Diário Oficial de n° 1.021 em fevereiro do ano passado. A ideia de criar o centro surgiu a partir da necessidade de cumprimento da Lei nº 2856/2013, de autoria do vereador Gipão, e que instituiu o Programa Escola de Idiomas nas unidades de ensino da Rede Municipal de Araguaína.

A expectativa é de qualificar todos os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino nos próximos três anos para implantação do centro. A Secretaria da Educação está aproveitando os docentes que já possuem domínio básico dos idiomas para implantar o ensino nas primeiras turmas já nos próximos meses, isso porque, segundo alguns estudiosos, quanto mais cedo a criança tiver acesso ao ensino de outro idioma, mais fácil será a assimilação e aprendizagem.