Serão disponibilizados 800 testes gratuitos em dois pontos de grande movimentação do Município, o Supermercado Campelo, na Via lago, e o Atacadão, na Avenida Filadélfia, no Residencial Camargo. Os técnicos de saúde estarão nos locais das 8 às 18 horas. Os exames são direcionados para homens e mulheres com mais de 40 anos.
O mutirão faz parte do projeto mundial de erradicação Hepatite Zero, do Rotary Club e Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH).
Testes também nas UBS
De acordo com a enfermeira e coordenadora municipal do Programa das Hepatites, Juliana Lima, a hepatite é uma doença silenciosa, que quase nunca apresenta sinais e sintomas, e por isso é importante realizar os testes rápidos.
“Os testes também são oferecidos nas unidades básicas de saúde de Araguaína e o resultado sai em, apenas, 30 minutos. Já sobre a prevenção dos tipos B e C, o melhor meio é o preservativo, a camisinha”, alertou.
Monitoramento contínuo
A Vigilância Epidemiológica de Araguaína realiza o monitoramento contínuo das doenças transmissíveis, entre elas as hepatites A, B, C, D e E. Apesar do dia mundial de combate a doença ser no dia 28 de julho, a semana de intensificação municipal é programada sempre para o final de agosto, quando as instituições de ensino já têm o total retorno dos aluno às aulas.
Dados
Até 31 de julho deste ano, o Município registrou sete novos casos de hepatites virais. No mesmo período do ano passado foram diagnosticadas 29 pessoas. A faixa etária com maior número de casos é a mesma do público alvo da campanha, 35 aos 49 anos, que apresentou 11 dos 26 infectados com o tipo B, no período apresentado.