O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) oferta testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C em alusão ao Dia Mundial de Luta contra contra o HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dezembro Vermelho), sob a temática “Sua vida é mais forte que a AIDS”. O evento ocorre no Câmpus Cimba da UFT em Araguaína (TO), de 8h30 às 17h30 e também contará com a distribuição de preservativos.
Os interessados devem ter a partir de 16 anos e levar apenas um documento com foto. A testagem é realizada com aconselhamento de um profissional e o resultado sai em minutos. A chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, Gilmara Cruz e Silva Lacerda explica a importância da luta contra o preconceito ao HIV/AIDS, “é preciso se conhecer para se prevenir, por isso venha fazer o teste rápido, o diagnóstico precoce salva vidas”, alerta.
Veja também – Vagas para residencia médica
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.